Pesquisador dos EUA quer ampliar parcerias com Embrapa Hortaliças

18.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Vice-diretor do Departamento de Horticultura da Universidade da Flórida esteve no Brasil, em agosto, onde visitou áreas de produção e participou do XX Congresso Brasileiro de Olericultura.

Ampliar a atuação conjunta entre a Universidade da Flórida, em Gainesville (EUA), e a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) em novas áreas de pesquisa, além de ensino e extensão. O convite foi feito por Steven A. Sargent, vice-diretor do Departamento de Horticultura da Universidade da Flórida (EUA), localizada na cidade de Gainesville, que visitou o Brasil durante três semanas, em agosto.

Steven Sargent possui um amplo histórico de cooperação no País, tendo colaborado com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Seropédica-RJ), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade estadual de São Paulo (Unesp), e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Há cinco anos, ele e o pesquisador Celso Luiz Moretti, chefe-geral da Embrapa Hortaliças, promovem o Tour Técnico nos EUA, que leva técnicos, produtores e estudantes brasileiros em visitas a campos de produção, casas de embalagem, plantas de processamento e estruturas de comercialização no estado da Flórida, onde são apresentadas tecnologias disponíveis em colheita e manuseio pós-colheita (resfriamento rápido, processamento, embalagem e comercialização de frutas e hortaliças).

Steven Sargent atua também como consultor em vários projetos da Embrapa Hortaliças, como os que visam implantar um sistema modelo de rastreabilidade em culturas como pimentão e morango, tendo como ponto de partida produtores do Distrito Federal. Nesse sentido, o pesquisador estadunidense, proferiu palestras a agricultores do DF. O tema foi o manuseio pós-colheita, que visa reduzir as perdas e garantir que os consumidores recebam um produto livre de contaminações, seja por agrotóxicos, seja por microorganismos.

Ainda na Capital Federal, ele visitou as Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), o Mercado Orgânico, uma iniciativa do Sindicato dos Produtores Orgânicos do DF (Sindiorgânicos), e o assentamento Fazenda Larga, localizado no núcleo rural do Pipiripau, no qual os produtores participam de um projeto envolvendo a Emater-DF e o Governo do Distrito Federal (GDF).

O pesquisador também participou, entre os dias 3 e 7 de agosto, do Congresso Brasileiro de Olericultura, promovido pela Associação Brasileira de Horticultura (ABH), que reuniu pesquisadores, professores, estudantes e profissionais, em Águas de Lindóia (SP). No segundo dia do evento, Steven Sargent proferiu a palestra “Influência da água na pós-colheita de hortaliças”, onde falou sobre redução do uso de água na colheita e pós-colheita de hortaliças.

Marcos Esteves

Embrapa Hortaliças

(61) 3385-9109 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro