Pesquisador da Epagri dá palestra sobre PSA em Alagoas

26.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Gisele Dias

O geógrafo Everton Vieira, da equipe de pesquisadores da Epagri/Ciram, estará em Maceió (Alagoas), nos dias 26 e 27 de abril, palestrando sobre Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Ele vai falar sobre o tema no CREA e na Assembleia Legislativa, respectivamente.

A Epagri vem ganhando destaque no cenário nacional de discussões acerca do tema PSA desde sua participação ativa na construção da Lei nº 15133, de 19 de janeiro de 2010, que instituiu a Política Estadual de Serviços Ambientais. Para começar a valer, a Lei depende agora de publicação do Decreto de regulamentação, que também foi redigido com apoio da Epagri. Nos dois casos a Epagri foi representada por Vieira que, desde então, tem participado de diversos eventos nacionais sobre o tema.

“Pagar por um serviço ambiental significa, na prática, oferecer uma compensação financeira ao proprietário que se dispõe a ‘abrir mão’ de uma determinada área em sua propriedade em favor de sua conservação, garantindo as condições necessárias para a manutenção do serviço prestado por aquele ambiente natural”, explica o geógrafo da Epagri/Ciram. Serviços ambientais são benefícios providos pelos ecossistemas naturais, como regulação de gases (produção de oxigênio e sequestro de carbono), proteção da biodiversidade, conservação de solos, regulação do regime hídrico e belezas cênicas.

Na Assembleia Legislativa de Alagoas Everton Vieira vai falar no dia 27 de abril, encerrando uma sessão especial alusiva ao Dia Nacional da Caatinga. O evento terá participação de parlamentares e da população local. Um dia antes ele fala sobre PSA no CREA-AL para uma plateia formada por técnicos e gestores públicos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025