Agricultores familiares assistidos pela EBDA exportam guaraná orgânico para a Alemanha
Durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis: veja nominata completa abaixo), o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, recebeu o título de sócio-honorário da entidade. O evento ocorreu dia 25 de novembro, na Fazenda Villaggio Grando, em Água Doce (SC).
A homenagem foi uma forma de reconhecimento ao trabalho do pesquisador Zanus, que coordena, desde 2009, o painel oficial de degustação do projeto ‘Marca Coletiva Acavitis’, colaborando para a caracterização sensorial e aprimoramento qualitativo dos vinhos das vinícolas associadas. Além da análise sensorial, os vinhos passam por um conjunto de avaliações laboratoriais para receberem o selo que garante o padrão de qualidade Acavitis.
“É uma grande honra ser sócio-honorário da Acavitis. Essa distinção reflete não apenas o meu envolvimento, mas de vários colegas da Embrapa Uva e Vinho, que ajudaram a construir o conceito da Marca Coletiva e também de outros projetos, como da Rede Sibratec, em parceria com outras instituições, como Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)”, comenta Zanus.
Além dele, Carlos Guilherme Zigelli, do Sebrae/SC, foi agraciado, com a comenda Caio Pisani. Como não pode comparecer, Zigelli receberá a homenagem em momento oportuno.
O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Lucas Garrido, também acompanhou a posse de Leônidas Corrêa Ferraz, proprietário do Vinhedo Monte Agudo, como presidente da Acavitis pelos próximos dois anos. Ele tem como principal desafio ampliar a divulgação da qualidade e do potencial dos vinhos de altitude produzidos em Santa Catarina.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura