Pesquisador da Embrapa recebe Prêmio Scopus 2009

25.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A contribuição à pesquisa e a produção científica do doutor em engenharia de materiais Luiz Henrique Capparelli Mattoso levou a Editora Elsevier a contemplá-lo com o Prêmio Scopus 2009.

A cerimônia de entrega da quarta edição do prêmio será realizada nesta segunda-feira (28/09), a partir das 20 horas, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro (RJ).

Reconhecido internacionalmente na área de polímeros, Mattoso tem mais de 160 artigos científicos em revistas especializadas e de centenas de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, além de várias patentes, inclusive de âmbito internacional, sendo estes alguns dos requisitos exigidos para conquista do prêmio. Foi também orientador e pesquisador da Embrapa de mais de uma centena de alunos, em nível de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente, cerca de 30 alunos de pós-doutorado estão sob sua orientação e supervisão.

Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde 1994, Mattoso é ainda coordenador da Rede de Nanotecnologia para o Agronegócio (Agronano) e responsável pela implantação da área de nanotecnologia do programa LABEX - Laboratório da Embrapa no Exterior, no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em Albany, Califórnia, de 2005 a 2007.

Além de mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos, o pesquisador tem especialização na Universidade de Ciência e Tecnologia de Languedoc, Montpellier, e Domaine Universitaire Saint Martin d´Hères, Grenoble, França, em1989, e Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, entre 1991 e 1992, onde trabalhou com o prêmio Nobel de Química, o professor Alan MacDiarmid.

Entre as tecnologias de maior projeção desenvolvidas por Mattoso destacam-se a Língua Eletrônica e pesquisas com fibras naturais. Em 2001, o equipamento recebeu o Prêmio Governador do Estado, categoria Invento Brasileiro, concedido pelo Serviço Estadual de Assistência aos Inventores- SEDAI - da Secretaria de Ciência , Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo.

O prêmio será concedido a 16 pesquisadores brasileiros, sendo um da Embrapa, sete da Universidade de São Paulo (USP), um do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), um da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dois da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Eles foram selecionados de acordo com sua produção científica, que é traduzida pelo número de artigos publicados e indexados na base Scopus, pelo número de citações feitas por outros pesquisadores, pelo índice H, e pelo número de orientandos de cada pesquisador, de acordo com o Currículo Lattes.

O Prêmio Scopus acontece também em outros países da América Latina, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas.

Scopus

O Scopus contém resumos e referências de mais de 18 mil títulos científicos, técnicos e médicos de cinco mil editoras, garantindo ampla cobertura interdisciplinar e internacional. O Scopus também integra buscas em patentes e 435 milhões de páginas de conteúdo científico da internet. A ferramenta permite análise de citações de todos os artigos e informações detalhadas dos os autores, incluindo o índice H, sendo utilizada para estudos bibliométricos e avaliações de produção científica.

Editora

A Elsevier é uma das mais antigas editoras do mundo, líder global em publicações de saúde, ciência e tecnologia. Com sede em Amsterdam, na Holanda, a editora possui mais de sete mil funcionários em 77 escritórios de 24 países, atendendo a uma comunidade de 30 milhões de cientistas, estudantes e profissionais de informação e saúde em todo o mundo. A Elsevier publica mais de dois mil periódicos e 1.900 novos livros por ano e oferece produtos eletrônicos como o ScienceDirect

e o Scopus

.

Joana Silva

Embrapa Instrumentação Agropecuária

(16) 21072901 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025