Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul participa de evento sobre avaliação de impactos econômicos de tecnologias

03.07.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Jorge Sant’Anna, é um dos palestrantes no I Workshop de Avaliação Econômica de Projetos e Impactos de Tecnologias da Embrapa, realizado nos dias 02 e 03, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). O objetivo do encontro é propiciar a troca de conhecimentos e experiências entre Unidades Centrais e Descentralizadas da Embrapa em temas como a prospecção de demandas tecnológicas, a avaliação de em projetos, as metodologias de coleta de dados experimentais para análise de viabilidade econômica, dentre outros.

Durante o evento, o pesquisador Jorge Sant’Anna apresenta o estudo de caso “Avaliação dos impactos das introdução do gene Booroola em rebanhos ovinos: a experiência da Embrapa Pecuária Sul”. Em sua apresentação, o pesquisador vai relatar os resultados do estudo sobre impactos socioeconômicos com a introdução de uma tecnologia desenvolvida na unidade de pesquisa, que é a introdução de uma mutação genética que aumenta a prolificidade nas ovelhas.

A pesquisadora Mariana de Aragão Pereira, coordenadora do encontro, ressalta que a iniciativa pretende promover um nivelamento entre os setores de implementação de programação de transferência de tecnologia, prospecção e pesquisa de modo que o processo de geração de uma tecnologia seja encarado de uma forma mais integrada. “Nossa busca é por maior efetividade no trabalho com o nosso público-alvo”, destaca Mariana Aragão. Para que uma tecnologia chegue até o seu destino final são necessários anos de trabalho. O processo é complexo e envolve dezenas de profissionais que atuam em diversas áreas desde a avaliação técnica-científica – identificação de demandas e formulação de projetos - até a transferência e a avaliação econômica, onde se analisa impactos de uma tecnologia sobre determinado público.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025