Pesquisador da Embrapa Florestas assume presidência da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais

Também foi divulgado o local do 13º Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais: Juiz de Fora.

20.12.2021 | 13:29 (UTC -3)
Katia Pichelli

O pesquisador Marcelo Arco-Verde, da Embrapa Florestas, acaba de ser eleito presidente da diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), entidade que reúne especialistas de todo o país com o objetivo de trabalhar pelo desenvolvimento e difusão de sistemas agroflorestais no País, além de congregar e promover o intercâmbio científico entre pesquisa, ensino e extensão.

A nova diretoria assume pelo período de dois anos e tem diversas missões pela frente. Segundo Arco-Verde, “atualmente, a principal tarefa da diretoria da SBSAF é organizar os congressos brasileiros, que acontecem a cada dois anos, e já estamos indo para a décima terceira edição. Mas, estamos propondo também novos desafios, como a criação de uma revista científica sobre o tema, inédita na América Latina, e investir na capacitação regional para fortalecer a adoção e obtenção de informações técnicas”.

O pesquisador aponta, também, que a diversidade regional na composição da diretoria será um ponto positivo no fortalecimento das relações dos sistemas silvipastoris com os sistemas agrosilviculturais.

Durante o evento, também foi divulgado o local do 13º Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais: Juiz de Fora/MG. 

Além de Arco-Verde na presidência, participam da nova gestão: Ivan Crespo Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Gladys Ferreira de Sousa, pesquisadora associada INIAMA; Silvio Brienza Junior, da Embrapa Amazônia Oriental/ Embrapa Florestas; Manfred Muller, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac); Elizabeth Nogueira Fernandes, da Embrapa Gado de Leite. Também foram eleitos representantes regionais: pelo Nordeste, Carlos Eugenio Vitoriano Lopes, da Embrapa Cocais; no Sudeste, Maria da Penha Padovan, consultora; no Centro-Oeste, Alisson Moura Santos, da Embrapa Florestas/Embrapa Arroz e Feijão; no Sul, Emiliano Santarosa, da Embrapa Florestas; no Norte, Osvaldo Kato, da Embrapa Amazônia Oriental. Os titulares do conselho fiscal são Antônio Carlos Marchiori, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral; Maria Socorro Ferreira, da Embrapa Amazônia Oriental; Robert Pritchard Miler, da Funai; e Pablo Giorgio, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR); e, como membros suplentes, Marcelo Ribeiro Romano, da Embrapa Mandioca e Fruticultura; e Elisa Wandelli, da Embrapa Amazônia Ocidental.

Marcelo Arco-Verde
Marcelo Arco-Verde

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024