Pesquisador da Embrapa é um dos instituidores de rede internacional

14.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Giovani Capra

O pesquisador Luciano Gebler, da Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho, é um dos fundadores de um novo grupo internacional de cooperação técnico-científica, a Rede Íberoamericana sobre Leitos Biológicos.

A constituição da Rede, informa Gebler, deu-se durante o 1º Workshop Latinoamericano sobre Leitos Biológicos, realizado de 2 a 4 de maio, em Pucón, Chile, com a presença de pesquisadores e acadêmicos de 13 países. O pesquisador participou do evento, do qual integrou o comitê organizador. A Rede Íberoamericana, detalha ele, destina-se a “apoiar a pesquisa e divulgar à sociedade o conceito e a utilização de 'Leitos biológicos', uma inovação mundial no âmbito da sustentabilidade na produção agropecuária”.

Gebler anota, como resultado da apresentação de convite do qual foi portador em Pucón, que “é grande a possibilidade de que o 3º Workshop Latinoamericano sobre Leitos Biológicos, em 2016, venha a ocorrer no Brasil”. O 2º acontece em 2014, na Guatemala.

A aplicação de defensivos por meio de pulverizadores é um dos momentos 'críticos' da produção agrícola. Além da regulagem e calibração do equipamento de aspersão, visando a uma correta aplicação, a adequação do local em que as máquinas são abastecidas dos produtos se coloca como um importante aspecto para se evitar contaminação ambiental, por resíduos de tais insumos. Originados na Suécia, os 'leitos biológicos' surgem como uma resposta nesse sentido.

Os 'leitos' consistem em uma escavação no solo, a qual é impermeabilizada e preenchida com um biomescla composta por solo, turfa e resíduos lignocelulósicos (restos ou palha de cultivos). Inclui uma rampa de acesso para o estacionamento do pulverizador sobre uma cobertura de grama. O sistema reduz a concentração de pesticidas provocada pelo processo simultâneo de absorção dos componentes orgânicos e degradação dos componentes microbiológicos da biomescla.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025