Pesquisa sobre descontaminação de vestimentas de proteção entra na fase final em SP

Programa IAC-Quepia investiga eficácia de matérias-primas da indústria de vestimentas protetivas e exposição à produtos químicos

23.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

Começa nesta quarta-feira, 23 de outubro, a fase final de uma pesquisa realizada no Brasil com objetivo desenvolver método para avaliar a contaminação por resíduos de defensivos agrícolas nas vestimentas de proteção empregadas no trabalho rural. O estudo, que une o pesquisador brasileiro Hamilton Ramos e a cientista da Universidade de Maryland (EUA), Anugrah Shaw, ocorre no Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, sediado em Jundiaí. 

Ramos é o coordenador do programa IAC-Quepia de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura, iniciativa que com o apoio do setor privado pesquisa há mais de 13 anos a qualidade da produção da indústria brasileira e mundial de vestimentas protetivas agrícolas.

“A pesquisa em andamento visa à adoção de um método padronizado para conhecermos fraquezas e fortalezas de matérias-primas utilizadas na fabricação dos equipamentos de proteção individual. O resultado do trabalho trará ganhos de sustentabilidade a países agrícolas ao ajudar a reduzir a exposição do trabalhador rural e do ambiente a agentes químicos”, assinala Ramos.

Um dos pontos mais importantes do estudo que entra em fase final esta semana, conforme Ramos, é saber se as vestimentas protetivas usadas nas aplicações de defensivos agrícolas devem ser descartadas como lixo comum ou tóxico ou se não necessitam ser descartadas, podendo ser reutilizadas para outros fins após lavagem e eventual descontaminação.

“Essa checagem indispensável para preservar a saúde no campo ainda não foi feita sob o olhar científico em nenhum lugar do mundo”, ressalta Ramos, que é também membro coordenador e representante do Brasil no Consórcio Internacional de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro