Pesquisa mostra possibilidades na produção agrícola brasileira para diminuição da importação de insumos

23.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps

Diminuir a dependência de insumos agrícolas e a prática de importações e disponibilizar novos insumos para a agricultura a partir do aproveitamento de co-produtos de processos agroindustriais e da mineração são o foco da realização do Workshop Insumos para Agricultura Sustentável, que acontece entre os dias 27 a 29 de novembro, na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS. Durante três dias, serão tratados temas por diversos especialistas referentes aos Agrominerais, Fitoprotetores e Fertilizantes Orgânicos.

Segundo a pesquisadora Rosane Martinazzo, o evento busca ainda aumentar a soberania em alimentos com mais qualidade e segurança ao apresentar uma sustentabilidade forte na produção agrícola. Pois, o Brasil atualmente importa cerca de 80% somente em fertilizantes para a agricultura. “Uma das novidades do evento serão os fitoprotetores, onde serão conhecidos trabalhos para controlar doenças, insetos e plantas daninhas, com experiências já testadas pela Embrapa”, comentou.

A unidade de pesquisa promove o Workshop, que reunirá pesquisadores, produtores, empresários, professores, estudantes e autoridades para apresentar e discutir resultados de pesquisa e extensão, aspectos tecnológicos, industriais, mercadológicos e políticos relacionados à diversificação da matriz de oferta de matérias-primas e processos tecnológicos para a cadeia de produção de insumos.

O evento já conta com 160 inscritos, mas há mais 40 vagas, que podem ser preenchidas nesta semana. Os interessados devem entrar em contato com a comissão organizadora. O evento acontece das 8h30 ás 18h30, no auditório Ailton Raseira, na Sede, que fica à BR 392, km 78. Mais informações acesse o site www.cpact.embrapa.br

27, 28 e 29 de novembro

Auditório Ailton Raseira, Sede da Embrapa, BR 392, Km 78-Pelotas

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025