Pesquisa com algodão e girassol é sucesso nos cerrados

15.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Sinimbu

São animadores os resultados das pesquisas com algodão e girassol nos cerrados do Piauí e Maranhão, conduzidas pela Embrapa Meio-Norte. Nos últimos três anos os estudos têm avançado e a produtividade do algodão com caroço já é superior a quatro toneladas por hectares, segundo o pesquisador José Lopes Ribeiro, responsável pelo trabalho.

Para avaliar o desempenho produtivo de cultivares e linhagens de algodão herbáceo na região meio-norte, a Embrapa implantou 13 experimentos em Teresina, São João do Piauí e Uruçuí, no Piauí; e nos municípios de São Raimundo das Mangabeiras, Mata Roma e Colinas, no Maranhão.

Com o girassol a produtividade média de grãos oscila entre 1,8 tonelada por hectare e 2,2 toneladas por hectare. Os números são obtidos com floração inicial entre 50 a 55 dias após a semeadura. Os resultados, de acordo com o pesquisador, mostram que as condições de solo e clima dos cerrados do Piauí e Maranhão favorecem o cultivo.

As sementes do girassol têm potencial. O teor de óleo nelas gira em torno de 50 por cento. Os experimentos com girassol foram implantados também em Teresina, São João do Piauí, Uruçuí, Colinas e Mata Roma. As pesquisas são financiadas pelo Banco do Nordeste.

E para divulgar os resultados dessas pesquisas, a Unidade vai desenvolver um dia de campo nesta sexta-feira 18, a partir das 8 horas, na sede da Embrapa Meio-Norte, no final da avenida Duque de Caxias, bairro Buenos Aires, na zona norte de Teresina. Serão palestrantes o chefe geral da instituição, Hoston Tomás Nascimento; e o pesquisador José Lopes Ribeiro.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro