New Holland apresenta nova tecnologia de preparo de solos
Antonio Cerdeira, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) irá apresentar o trabalho Aplotaxene, an Allelochemical from Roots of the Invasive Species Carduus nutans and C. Acanthoides na 12 ª Conferência Internacional sobre Ciência de Produtos Naturais (ICSB),Oxford, Mississippi, EUA, de 15 a 19 de abril de 2012.
Carduus nutans L. conhecido internacionalmente como musk thistle ou nodding thistle e como cardo ou cardo-algodão no Brasil, é membro da família Asteraceae, planta nativa da Eurásia, mas é uma espécie invasora na América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e mesmo no Brasil, onde é mais competitiva do que em sua área nativa. Parte do seu sucesso pode ser devido a alelopatia, ou seja , compostos químicos produzidos pelas plantas.
Conforme o pesquisador, “vários compostos secundários foram identificados nos gênero Carduus. Entre eles, estão os esteróis tais como taraxasterol e sitosterol e flavonóides tais como campferol, apigenina e rutina”.
O objetivo deste estudo foi o de identificar os compostos fitotóxicos presentes em Carduus e suas raízes, realizando bioensaios com isolamento e posterior identificação dos componentes bioativos como modelo de novos biopesticidas naturais para serem usados na agricultura.
Cerdeira explica que foi realizado fraccionamento químico utilizando hexano e éter dietílico gradiente e o composto ativo foi isolado e identificado por GC-MS e 1H-e 13C-RMN (cromatografia e ressonância magnética). O composto isolado foi identificado como moderadamente fitotóxico, altamente lipofílico e foi encontrado em raízes de ambas as espécies: C. canthoides e C. nutans.
Além de Cerdeira, participaram do trabalho os estudantes Ferdinando Silva e Natalia Corniani da Universidade Estadual Paulista, Mateus Donega, da Universidade de São Paulo e os cientistas Charles Cantrell e Stephen Duke do USDA-ARS National Products Utilization Research Unit (NPURU) e Katriona Shea, do Department of Biology, The Pennsylvania State University.
Divulgação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura