Pesquisa aponta que automação de processos no setor agro é fundamental

Pesquisa com empresas do setor de agronegócios identificou que há muito espaço para ganho de produtividade nas empresas com a implantação de automação de processos

13.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
Rose Azambuja

Mercado de agronegócios tem crescimento expressivo e tecnologias para atender a alta demanda surgem para automatizar os processos. As necessidades do setor estavam cada vez mais evidentes, incluindo a necessidade de soluções inteligentes que realizassem o intercâmbio entre os fornecedores de matérias primas e as fabricantes das máquinas rurais.

Neste cenário, a tecnologia aliada à automação de processos se torna uma importante ferramenta para os processos logísticos, promovendo diálogo entre indústrias e fornecedores de uma forma segura e intangível, para a garantia da excelência em todos os processos logísticos específicos para o setor de agronegócio.

Essa eficácia se comprova por meio de um levantamento conduzido pela Iteris Consultoria & Software que identificou que os gestores e funcionários enxergam muitas oportunidades de ganho de produtividade com a implantação de automação de processos, pois tal tecnologia permite às empresas produzir e armazenar uma grande quantidade de informações relacionadas à sua atividade mundo afora. Tais informações têm se tornado a base prática para o adequado funcionamento dos negócios.

Ao todo, mais de 180 empresas de diversos segmentos foram entrevistadas em pesquisa conduzida pela Iteris sobre automação de processos. Entre as empresas pesquisadas, 85% fazem a gestão de processos, principalmente via e-mail. Já no agribusiness esse número cai para 16% o que indica a preocupação do setor com esse aspecto que tem forte impacto na produtividade.

Entre os problemas indicados pela falta da automação de processos são semelhantes no mercado em geral e no setor de agronegócio. No segmento específico, 56% das empresas entrevistadas não atendem solicitações pela falta de automação, 54%atendem as solicitações fora do prazo; para 50% das empresas as etapas dos processos não são claras/conhecidas, 40% apresentam problemas na comunicação entre áreas e 24% alegaram que são necessários muitos e-mails para um mesmo assunto.

Um aspecto positivo é que a maioria das empresas do setor (56%) dá autonomia às áreas para mudarem ou aprimorarem seus processos. Entretanto, 52% dos entrevistados entende que o grau de dificuldade para implantar um sistema simples ou um fluxo de trabalho é o grande motivo da automação ser negligenciada.

Para parte das empresas, a questão da automação de processo torna-se mais crítica em função de SLA – Service Level Agreement e controles rígidos estabelecidos (50%), ou ainda, em função de riscos de sofrer penalidades legais devido ao não atendimento destes requisitos (55%).

Marcelo Santos, diretor e sócio-fundador da Iteris Consultoria & Software, destaca algumas das vantagens que as empresas podem ter ao fazer a automação de processos: aumentar a eficácia de seus negócios, aumentar a produtividade e a satisfação da equipe, reduzir custos, potencializar as saídas de seus processos e minimizar drasticamente erros humanos e operacionais. “A existência de procedimentos eletrônicos é um fator que profissionaliza e simplifica a gestão", completa o executivo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025