Fatores críticos no controle de pragas em cana é abordado pela FMC
O Brasil é líder mundial na produção de maracujá e a pesquisa tem sido uma forte aliada para o aumento da produtividade. Nativa do Brasil, a fruta tem conquistado, cada vez mais, produtores e consumidores.
O projeto de pesquisa da Embrapa com o maracujá possibilitou o lançamento de cultivares mais produtivas, com melhor qualidade física e química dos frutos, vigor e longevidade das plantas. Além disso, em 16 anos, o projeto da Embrapa fez a produção de maracujá aumentar de seis para 25 toneladas por hectare.
A Embrapa já lançou quatro cultivares de maracujá azedo e três variedade de maracujazeiro ornamental. A última cultivar lançada foi a BRS Pérola do Cerrado, primeiro maracujá silvestre registrado e protegido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O fruto que tem agradado bastante os produtores possui quatro aptidões: consumo in natura, processamento industrial, ornamental e funcional.
O pesquisador da Embrapa Cerrados Fábio Faleiro detalhou as ações de pesquisa e a importância do fruto para o Brasil, que é responsável por mais de 80% do que é produzido no mundo, na última edição do programa Conexão Ciência, nessa terça-feira (23). A entrevista mostrou o trabalho desenvolvido pela Embrapa e parceiros com o maracujá.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura