Potencial nordestino para Indicação Geográfica entra em debate na Paraíba
Depois da pesagem inicial, chegou a vez da pesagem intermediária dos animais participantes da 60ª Prova de Ganho de Peso do Centro de Pesquisas em Pecuária de Corte do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho/SP. A raça Santa Gertrudis participa com 20 animais dos seguintes criadores: Dijalma Amaral (Estância Bili), Henricus Joseph Beckers (Fazenda Taquari), Instituto de Zootecnia (Mirassol), Jorge Rudney Atalla (Fazenda Santa Eliza), Juracy Frare Bertin (Fazenda Boa Esperança), Lucan Agropastoril (Fazenda Fenix) e Thiago Rubega Amstalden (Fazenda Santa Flora).
Após a pesagem intermediário, os cinco primeiros colocados até agora são: filho de Tyndale Noddy, de Henricus Beckers, com 1.554 de ganho de peso no período intermediário (GPI), em gramas/dia; filho de Faisão Lucan, da Lucan Agropastoril, com 1.411 de GPI; filho de Tabu da Angélica, também da Lucan Agropastoril, com 1.393 de GPI; filho de Elo da Taquari, de Henricus Beckers, com 1.375 de GPI; e outro filho de Tabu da Angélica, da Lucan Agropastoril, com 1.339 de GPI.
A PGP de Sertãozinho, da qual participaram touros jovens nascidos entre 15 de agosto e 15 de novembro de 2009, é um teste de desempenho individual onde os animais são avaliados por meio de um índice (IPGP) que leva em conta o ganho diário em confinamento e o peso final padronizado aos 378 dias. É um processo de eficiência comprovada para seleção de reprodutores, já que, tanto o ganho de peso como peso final possuem herdabilidade alta, fazendo com que indivíduos que se destacam nesses atributos possam transmitir grande probabilidade essas características a seus filhos.
Entrando na reta final do cronograma de atividades, a pesagem final será no dia 19 de outubro, quando serão divulgados os resultados da prova.
swTH Scuzinet Comunicação & Web
(16) 8147-0543
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura