Deputados da Colômbia querem intercâmbio com a Embrapa Pecuária Sudeste

20.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Pecuária Sudeste recebeu nesta segunda-feira (20) a visita de deputados e do técnico em agropecuária Hernán Rodriguez Baron, todos do Departamento de Casanare, na Colômbia. O intuito da visita foi obter informações sobre tecnologias e manejo para gado de corte. “Queremos tornar nossos produtores mais competitivos e gostaríamos de iniciar futuramente um intercâmbio tecnológico com a Embrapa”, afirmou Rodríguez, acrescentando que “em Casanare ouvimos com freqüência a importância da Embrapa no desenvolvimento da agropecuária no Brasil e viemos conhecer melhor esse trabalho”.

Casanare é o terceiro Departamento maior produtor de carne na Colômbia e sua principal fonte de renda, contando com aproximadamente 1,7 milhão de cabeças de gado, sendo 270 mil abatidas por ano para o abastecimento do mercado interno. A Colômbia possui cerca de 46 milhões de habitantes e conta com 23 milhões de cabeças de gado, destinando ao abate anual 3,5 milhões de animais. Um pequeno volume de carne é exportado para a Venezuela. Cerca de 94% dos pecuaristas de Casanare tem menos de 200 cabeças de gado e a grande maioria do rebanho é da raça Brahman. Portanto, enquanto os colombianos possuem o dobro de habitantes para o número de bovinos, no Brasil o número de cabeças de gado é pouco superior à população, pois são aproximadamente 200 milhões de bovinos e 190 milhões de habitantes.

Participaram da visita os deputados Domingos Conde Rueda, Holger Ricardo Rincon Blanco, Jorge Eliécer Lopéz e Luiz Alexis Garcia Barrera, além do técnico Hernán Rodriguéz Baron e o jornalista Alfonso Uribe Torres, que produz um programa diário de televisão, de uma hora de duração, chamado “El mundo del campo”.

Jorge Reti

Everton Schefer

Embrapa Pecuária Sudeste

(16) 3411-5600

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro