O que os capixabas pensam sobre Mudanças Climáticas?
Iniciado em maio o teste conta com mais de 430 animais, provenientes de 130 criadores de 13 estados, representando oito raças de corte diferentes - entre zebuínas e taurinas – sendo elas: Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Tabapuã, Angus, Canchim, Senepol e Bonsmara. A avaliação de performance para formação de touros que acontece no Confinamento Savegnago, localizado a poucos quilômetros da sede da CRV Lagoa, em Sertãozinho (SP).
“Realizamos a pesagem inicial de todos os animais em um único dia. Esta pesagem, que é feita após os 42 dias de adaptação representa o pontapé inicial da prova, pois até o final de setembro avaliaremos os animais em 12 características”, avalia Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa e coordenador do CP.
O cronograma do CP CRV Lagoa 2010 segue com a pesagem intermediária no início do mês de agosto, e a primeira mensuração de circunferência escrotal (CE). Já na última semana de setembro acontecerá a pesagem final, a segunda medida de CE e a avaliação das outras características avaliadas: peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio e tipo.
“A ponderação dessas 12 características formará o Índice CP CRV Lagoa, onde reuniremos as diferentes características em um só valor, prestigiando os animais mais harmônicos, e, assim, ranqueamos os touros. São as mesmas características para todas as raças, sendo diferente a ponderação, que é determinada pelo corpo técnico de cada associação de raça”, completa o gerente.
Além de obter a avaliação do animal, outro benefício para o pecuarista ao participar da prova é que os touros jovens classificados como “Top Class” poderão ser fonte para o teste de progênie do PAINT e ser doadores de sêmen na CRV Lagoa. Trinta touros Top Class das edições de 2007, 2008 e 2009 foram escolhidos para serem doadores de sêmen e coletaram sêmen na Central, já contando com doses disponíveis para pecuaristas de todo o Brasil.
“Velocidade é o sinônimo do Centro de Performance CRV Lagoa. Para se ter uma ideia, nesta quarta edição temos entre os animais participantes filhos de touros destacados no CP 2007, como é o caso de Imperador, da raça Nelore, e Nauã, da raça Tabapuã, ambos com sêmen disponível na Central” conclui Abreu.
O Centro de Performance CRV Lagoa é uma realização da CRV Lagoa e conta com a parceria do Confinamento Savegnago, Fri-Ribe, Coimma, Riviera, Coan Consultoria, Siltomac, Minerva, Aval, Tru-Test e Ouro Fino, além do apoio das associações das raças participantes.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações. Tel. (11) 2198.1888.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura