Período de vazio sanitário da soja começa sexta-feira (15) em São Paulo

14.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação

A partir desta sexta-feira (15), entra em vigor o período do vazio sanitário da soja para o Estado de São Paulo. A nova data antecipa em 15 dias o calendário previsto pela Resolução de 2007. Dessa forma, fica proibida a manutenção de plantas vivas da cultura entre 15 de junho até 15 de setembro. O objetivo é prevenir a disseminação do fungo

, o agente causador da ferrugem asiática.

Em alteração apresentada pelo setor e avaliada positivamente pelo Governo do Estado, o novo calendário foi anunciado em maio deste ano, pela secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi. Além de São Paulo, os Estados do Mato Grosso e Paraná também anteciparam o período do vazio.

Durante o vazio, a responsabilidade de erradicar as plantas condenadas será do produtor, mas a Coordenadoria de Defesa Agropecuária irá fiscalizar as propriedades.

A mobilização do setor foi importante para a adoção da medida e contou com a participação ativa das cooperativas ligadas à Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo – e de representantes da Câmara Setorial da Soja, ligada à Codeagro – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios - da SAA.

– causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é uma das principais doenças que atacam a soja. Causa a desfolha precoce, que impede a formação completa dos grãos, comprometendo a produtividade das plantações. Foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001 e, pela facilidade de disseminação, que ocorre pelo vento, tem incidência em todas as regiões produtoras de soja do País. Uma das medidas mais eficazes para o controle é justamente evitar o plantio em épocas favoráveis à ocorrência da doença, para que o fungo não ataque plantas muito jovens.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025