Período de chuvas favorece disseminação de doenças bacterianas em hortifrútis

A chuva é essencial para o sucesso da agricultura; mas seu excesso pode abrir as portas para a disseminação de doenças bacterianas

15.03.2022 | 10:55 (UTC -3)
Rafael Iglesias

As águas de março fecham o verão nas principais regiões produtoras de hortifrútis do Brasil. A alta incidência de chuvas eleva a umidade, pode acumular excesso de água nos cultivos e produzir lama. Esse é o ambiente ideal para a proliferação de bactérias causadoras de doenças nas hortículas e frutas, alerta o gerente de Marketing da UPL para fungicidas Marcelo Figueira.

"A chuva é essencial para o sucesso da agricultura. Seu excesso, entretanto, pode abrir as portas para a disseminação de doenças bacterianas. Em algumas culturas, como a do tomate, esses problemas podem causar 25% de perda, o que impacta não só na lucratividade do produtor, mas no preço final à população", ressalta o especialista.

De acordo com Figueira, as dezenas de espécies de bactérias mais comuns no país precisam de calor, além da água, para se desenvolveram. "No Sudeste, o período de maior preocupação vai de setembro a abril. Nessa área, São Paulo e Minas Gerais são especialmente afetados. Já nas áreas litorâneas do Nordeste, o período é de maio a setembro."

Um dos mais eficientes recursos contra as bactérias é o ingrediente ativo casugamicina, que tem função antibiótica e inibe a incorporação de aminoácidos nos ribossomos – que são as células responsáveis pela síntese de proteínas – de bactérias e fungos. Com essa ação, compostos feitos com casugamicina ajudam a proteger os cultivos com eficácia contra os problemas fitossanitários.

"Esse ingrediente ativo está presente em Kasumin, produto desenvolvido pela UPL e registrado no Brasil para o combate a cerca de 20 espécies de bactérias em mais de 60 culturas agrícolas. Essa solução, de origem biológica e obtido por meio de fermentação natural, possui efetiva ação penetrante, com efeito preventivo e curativo, além de alta seletividade", diz Marcelo Figueira.

Kasumin possui baixa carência – de 1 dia para o tomate, por exemplo – e trata as principais doenças que afetam os hortifrútis, como brusone, cancro, canela preta, cercosporiose, manchas (angular, aureolada, bacteriana, aquosa e foliar), olho-pardo, podridão (mole e do colmo), pústula, queima da

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024