Pesquisador da Argentina visita o Fundecitrus para conhecer o mestrado profissional da instituição
O pesquisador Federico Pérez Zamaro, da Universidade de San Pablo-T, Tucumán (Argentina), visitou o Fundecitrus, em março
O Brasil é um celeiro de startups, e muitas delas oferecem serviços tão distintos ou possuem um planejamento tão aguçado que garantem a oportunidade de inserção no mercado global. Um exemplo é a Perfect Flight, startup no monitoramento agrícola aéreo no país por meio de aplicativo, que conquista espaço no cenário AgroTech. Entre os triunfos está a participação no programa de aceleração Pulse Hub de Inovação da Raízen, uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do país.
Conhecido como Vale do Silício Agritech do Brasil, o espaço do Pulse foi inaugurado em agosto de 2017 e selecionou, entre 400 concorrentes, as cinco principais empresas voltadas para a inovação do agronegócio. A aceleradora, que fica dentro do Parque Tecnológico de Piracicaba, no interior de São Paulo, tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento do ecossistema agro brasileiro.
Fernando Rossetti, engenheiro agrônomo e diretor comercial da Perfect Flight, ressalta que a conquista no Pulse Hub de Inovação trouxe ainda mais visibilidade para a empresa, além de incentivar uma agenda contínua de melhorias tecnológicas. “Pudemos conhecer diversas companhias agrícolas do país e aprender sobre as reais necessidades do setor. Também tivemos a chance de participar de eventos no exterior para apresentar a startup mundialmente. Experiências valiosas”, afirma.
Para Davilson de Castro, analista de sistemas da Perfect Flight, a participação na aceleradora permite aplicar, em tempo real, as inovações tecnológicas que podem contribuir para uma boa agricultura. “Como temos a oportunidade de conviver com outros profissionais da área, a troca de conhecimento é constante. Fazer parte desse time possibilita agilizar as inovações do software, melhorando interface e resultados”.
O Pulse destaca que, diariamente, recebe visitantes de diferentes perfis, mas todos interessados em inovação. A rede já conta com mais de 1.500 pessoas, com representantes de mais de 30 empresas da cadeia produtiva agro. Além disso, com menos de um ano na ativa, o programa da Raízen possui um mapeamento de mais de 400 startups voltadas para o agro. Ao todo, são 10 pilotos em andamento, que estão sendo testados e validados de acordo com as novas tecnologias e modelos.
“Nosso principal desafio é poder contribuir para o estabelecimento de uma cultura de inovação e colaboração para o setor. Acreditamos no poder da tecnologia como ferramenta de mudança e trabalhamos para que a adoção seja exponencial e gere benefícios para o agronegócio brasileiro”, diz Raphaella Gomes, Diretora de Inovação da área de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen.
Serviço:
Perfect Flight
Informações: www.perfectflightapp.com
Endereço: Rua São João, 407 - Centro / São João da Boa Vista (SP)
Tel.: (19) 3631-0748
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura