Pelotas/RS sedia encontro da cadeia produtiva do arroz

06.10.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa IRGA

Pesquisa, produção, indústria e comercialização são os temas centrais do Seminário de Alinhamento Estratégico da Cadeia do Arroz. O evento, organizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS por meio da Câmara Setorial do Arroz, começou ontem, em Pelotas. A abertura foi feita pelo secretário, Luiz Fernando Mainardi e pelo presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira.

Conforme Pereira, este é o momento de sintetizar tudo o que já foi debatido nas reuniões da Câmara Setorial e apontar as diretrizes de ação para as próximas safras. “É preciso unir os diferentes pontos de vista e todas as forças para definirmos as políticas para todos os setores da cadeia a fim de que possamos ter, não apenas melhores, mas excelentes condições de produção, comercialização e renda ao produtor”, destaca.

Para o secretário Luiz Fernando Mainardi, é inadmissível que, a cada três anos, o setor enfrente problemas em dois deles. Ele defende que é necessário ter mais organização e planejamento da lavoura do arroz que é tão importante para o estado, principalmente na Metade Sul. “As crises têm sido permanentes e é isso que temos que combater. A partir deste debate, queremos apontar caminhos para que o produtor se fortaleça e enfrente o mercado sem precisar do auxílio do governo. Faremos tudo o que for possível para possibilitar essa condição”, declara o secretário.

O seminário continua durante o dia de hoje com debates dos grupos de trabalho, finalizando com uma plenária de validação das prioridades identificadas pelos participantes.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025