Pegada hídrica de produtos agrícolas e agroindustriais é tema de curso de capacitação

Diante da necessidade de se produzir mais alimentos e outros bens com maior eficiência no uso da água, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) está oferecendo um curso gratuito no dia 14 de agosto de 2018 das 8h às 12h40

08.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Eliana Lima

Diversos estudos vêm avaliando a pegada hídrica de nações, organizações e produtos, especialmente agrícolas. Esses estudos apresentam informações relativas à quantidade de água requerida na produção, considerando um determinado processo ou todo o ciclo de vida de um produto agropecuário, avaliando impactos ambientais potenciais causados pelo uso da água em diferentes regiões.

Diante da necessidade de se produzir mais alimentos e outros bens com maior eficiência no uso da água, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) está oferecendo um curso gratuito no dia 14 de agosto de 2018 das 8h às 12h40.

No curso serão apresentados diferentes conceitos e métodos de avaliação da pegada hídrica de produtos, com exemplos práticos para os agrícolas e agroindustriais. Também serão apresentados resultados recentes de esforços de regionalização de métodos de avaliação da pegada hídrica.

“Estudos de pegada hídrica podem tanto integrar as ações de gestão ambiental de organizações, como também ser utilizados para certificação de produtos”, ratifica a pesquisadora e coordenadora do curso, Marília Folegatti.

De acordo com Maria Cléa Figueirêdo, especialista no tema, “a água é essencial para a vida humana, sendo fator limitante na produção de alimentos. Cerca de 70% da água doce disponível é utilizada na produção agrícola, sendo esse setor o maior usuário desse recurso no planeta. O aumento da temperatura na Terra, aliado ao crescimento rápido da população, impulsiona os debates sobre como aumentar a produção de alimentos em um planeta que enfrenta mudanças nos fluxos hídricos”, enfatiza.

O curso, organizado em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) e a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) e com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é destinado a pesquisadores, professores, estudantes e outros profissionais atuantes nas áreas de avaliação de impactos ambientais e contabilidade de água. São 40 vagas.

Mais informações sobre o programa e inscrições acesse:

https://www.embrapa.br/meio-ambiente/cursos

 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024