Workshop vai discutir conservação e uso de recursos genéticos animais
O encurtamento do ciclo pecuário, buscando maior produtividade e rentabilidade para a pecuária bovina de corte e retorno mais rápido para o pecuarista brasileiro, é o principal foco do II PECforum – Forum Internacional de Pecuaristas, a ser realizado nos dias 5 e 6 de outubro de 2011 em Uberlândia-MG.
O evento, que em sua segunda edição conta também com espaço novo para exposição de produtos e serviços para a pecuária, o Pec Tradeshow, deverá ter a presença de mais de 1.500 participantes entre pecuaristas e agentes comerciais e industriais da indústria de carnes.
O evento deste ano tem como tema central ‘Encurtando o Ciclo: da Genética ao Prato’ e uma proposta de ‘Gestão Avançada para uma Nova Pecuária Sustentável com Rentabilidade’.
O II PECforum é também um evento oficial preparatório para o World Food & Agribusiness Fórum – Fórum Mundial de Alimentos e Agronegócio, um megaevento internacional a ser realizado no Brasil no início de 2012 e que terá como tema central ‘Segurança Alimentar com Sustentabilidade – O Compromisso do Brasil’.
O PecForum tem o apoio institucional das principais entidades do setor produtivo e da agroindústria e apoio de mídia da TV Terraviva do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Revista DBO e vai mostrar novas formas de gestão integrada para enfrentar e aproveitar as oportunidades e desafios da pecuária bovina de corte brasileira para os próximos anos, quando o Brasil precisará aumentar acentuadamente sua produção de carne bovina para atender à crescente demanda internacional e do mercado interno.
Para tanto, o II PECforum vai discutir e apresentar soluções para toda a cadeia produtiva da pecuária bovina de corte, com temas como ‘Genética para todos, garantindo qualidade e homogeneidade do rebanho; Sanidade e Rastreabilidade como condição para um mercado permanente; Nutrição a Pasto ou Confinamento para garantir crescimento e engorda mais rápidos; Manejo correto, para garantir eficiência; Integração da pecuária com lavouras e florestamento para diluir custos e criar novas receitas na propriedade; Sustentabilidade ambiental, social e econômica; Capitalização do pecuarista; e estratégias de Gestão para o pecuarista’, entre outros temas.
O encontro ocorre em um momento especialmente oportuno. “A pecuária bovina de corte brasileira vive um bom momento de transição, de boa demanda por carne e preços elevados para o boi, mas pouca oferta de gado para abate”, observa o coordenador do comitê organizador do evento, Silmar César Müller. “O governo volta-se para a pecuária e oferece novas linhas de financiamento de longo prazo, para a retenção de matrizes, a renovação de pastagens e a integração da pecuária com novas atividades como a lavoura e/ou o florestamento. É um excelente momento para pensar em novos investimentos para aumentar e melhorar a produção, visando o encurtamento do ciclo pecuário e uma rentabilidade maior e de retorno mais rápido para o pecuarista brasileiro”, ressalta ele.
Os desafios são grandes, mas factíveis, segundo Müller. O Brasil detém o maior rebanho bovino comercial do mundo, com mais de 200 milhões de cabeças, e é o maior exportador mundial de carne bovina, além de atender a seu gigantesco consumo interno, que também está crescendo.
“Mas a produção de carne bovina precisa crescer em mais 2 milhões de toneladas até 2020, passando para mais de 10 milhões de toneladas anuais, segundo estudo projetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. A exportação, por sua vez, deverá crescer para mais de 3 milhões de toneladas anuais no mesmo período, consolidando a posição do Brasil como o maior exportador mundial, mas exigindo simultaneamente novos desafios em produtividade, qualidade, sanidade, rastreabilidade e abertura de novos mercados. Precisamos crescer acima de tudo com sustentabilidade, ambiental, social e também econômica, garantindo maior renda e retorno mais rápido para o pecuarista", ressalta o dirigente do encontro.
O evento é realizado pela Probiz e tem o apoio das principais entidades representativas da pecuária e da agroindústria.
Inscrições pelos telefones (11) 4121-9990 / 3524-8505 / 8323-5565 ou pelo e-mail
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura