PE: Planta Forte sobre rodas da IHARA desenvolve parceria com IFET

05.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

A IHARA estabeleceu uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) – Sertão, para contribuir na formação prática dos alunos (futuros profissionais para região) e por meio deles proporcionar oportunidades de melhorias aos produtores rurais da região do vale do São Francisco.

A parceria foi feita através do Planta Forte sobre rodas (PFsr), projeto da IHARA composto por laboratórios móveis que percorrem propriedades rurais do país, levando ao campo ferramentas tecnológicas para ajudar o produtor a diagnosticar aspectos que contribuam para tornar o seu negócio mais rentável e sustentável.

O primeiro projeto da parceria teve início no final de 2009 e é desenvolvido com foco na melancia. O primeiro produtor rural beneficiado pelo projeto, que trabalha há 15 anos com a cultura, relatou à equipe do PFsr que nos dois últimos anos registrou fortes perdas de produtividade nas áreas. “A propriedade chegava a produzir aproximadamente 45 toneladas por hectare e hoje não tem ultrapassado 30 toneladas”, conta Marcello Gurgel de Souza, integrante do PFsr da Ihara.

A equipe do PFsr e do IFET organizou então um “estudo de caso”, realizou diagnósticos das condições do solo para o desenvolvimento da cultura e concluiu que este é o principal fator que vem afetando a produtividade da melancia.

A partir da analise dos resultados do diagnóstico, foi desenvolvido um cronograma de ações que terá início em janeiro, com a colheita da melancia na propriedade. “O projeto de construção de solo mais produtivo será finalizado em maio de 2011, tendo em vista que em 2010 já teremos novo plantio da fruta. Com esse processo, pretendemos colher a mesma quantidade de dois anos atrás”, completa Gurgel.

Sobre o Planta Forte sobre rodas

O Planta Forte sobre rodas nasceu para dar agilidade a um programa da IHARA, o Sistema Planta Forte (SPF), que desde 2003 tem como objetivo aprimorar e desenvolver modelos de gestão mais eficientes da produção agrícola a partir da experiência administrativa e sabedoria do agricultor. Esse projeto é uma forma de concretizar o compromisso da empresa em contribuir para o progresso sustentável da agricultura brasileira, descrito em sua missão.

Fonte: Attuale Comunicação – (11) 4022-6824

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025