Frota da Emater-MG chega a 1.411 veículos

04.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

Com o anúncio da aquisição de mais 247 veículos novos, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) atinge a marca de 1.411 veículos em sua frota.

A entrega simbólica foi realizada dia 30 de dezembro, na sede da empresa, em Belo Horizonte. Participaram da cerimônia o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Minas Gerais, Rogério Correa, o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Evandro Oliveira Neiva, representando o secretário Gilman Viana Rodrigues, o presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos, Hélio de Araújo, além do presidente da Emater-MG, José Silva, e do diretor administrativo-financeiro, Roberval Juarês de Andrade.

O presidente da Emater-MG comemorou mais esse investimento: “Os extensionistas precisam chegar rapidamente a vários locais de difícil acesso, com agilidade e em segurança. Além disso, representa um avanço na gestão, pois veículos mais novos resultam em economia. Desde 2002, a idade média da frota da empresa caiu de 15,5 anos para 9,4 anos”, informou.

“Essas conquistas só foram possíveis com o esforço de cada um dos 2.500 extensionistas da Emater de Minas. Passamos pela prova de fogo de atingir as metas da extensão rural em um momento de crise e de muita austeridade econômica. O resultado foi positivo e ainda conseguimos encerrar o ano com a aquisição desses novos veículos, que são ferramentas de trabalho fundamentais para a ação junto aos produtores”, afirmou o diretor administrativo-financeiro, Roberval Juarês de Andrade.

Para o delegado federal do MDA, a Emater de Minas lidera uma transformação positiva por que vem passando o serviço de extensão rural no Brasil, nos últimos anos. “Essa melhora no atendimento é visível, para quem convive com os agricultores familiares nas diversas regiões do Estado. E, em números, podemos confirmá-la com o crédito rural do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que passou de R$ 242 milhões em 2002 para R$ 1,3 bilhão neste ano. E a assistência técnica é fundamental para a aplicação eficiente desses recursos”, ressaltou Rogério Correa.

Os recursos para a compra dos veículos são de diversas fontes, do Governo estadual (caso do Programa Minas Sem Fome) federal, como o convênio firmado entre a Emater-MG e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para atendimento a agricultores familiares.

Miriam Fernandes

Assessoria de Comunicação da Emater-MG

(31) 3349-8241 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro