Dow AgroSciences e Chromatin assinam acordos de pesquisa e licenciamento
Uma pesquisa inédita da Fundação Pró-Sementes e UPF pretende possibilitar ao produtor e assessoramento técnico conhecimento mais profundo das cultivares de trigo indicadas para a região Sul.
O mestrando em Agronomia da UPF na área de Fitopatologia Anderson Luis Durante Daneli realiza avaliação fitossanitária das 45 cultivares indicadas em três municípios gaúchos: Santo Augusto, Passo Fundo e Vacaria. A avaliação consiste na coleta de informações sobre o comportamento das diferentes doenças do trigo nos materiais pesquisados pela Fundação.
Daneli explica que o material é coletado em 135 parcelas. “Em cada uma delas são coletadas 20 folhas, guardadas nas geladeiras e avaliadas no dia seguinte”,observa. Na avaliação, foi analisada a existência de manchas foliares, ferrugem e mosaico do trigo.
Antes da semeadura, o pesquisador também avaliou a patologia das sementes que iriam a campo. A mesma análise será feita no grão colhido. “Assim poderemos ver se há alguma relação entre as doenças apresentadas na semente, nas folhas e na semente colhida”, complementa.
Conforme o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Pró-Sementes, -engenheiro-agrônomo Victor Sommer estuda-se a possibilidade da pesquisa também ser desenvolvida com cultivares de soja ainda nessa safra.
A pesquisa vem sendo realizada junto ao Ensaio de Cultivares Registrados da Fundação Pró-Sementes. Esse ensaio é realizado em 22 locais do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Os resultados do comportamento fitossanitário também farão parte do relatório de rendimento de cultivares indicadas para a região Sul. Os resultados serão disponibilizados em março de 2010.
Fundação avalia 16 pré-lançamentos de soja
Uma parceria entre Fundação Pró-Sementes e empresas obtentoras possibilitará, nessa safra de verão, a avaliação de desempenho de 16 cultivares de soja em fase de pré-lançamento.
Os ensaios estão presentes em 22 locais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A divulgação dos resultados dos pré-lançamentos no relatório de desempenho de cultivares indicadas para a região Sul dependerá de análise prévia dos obtentores.
Daiane Colla
Fundação Pró-Sementes
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura