Dow AgroSciences e Chromatin assinam acordos de pesquisa e licenciamento

17.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Dow AgroSciences, subsidiária em caráter integral da The Dow Chemical Company, e a empresa Chromatin Inc. anunciaram a conclusão de dois acordos.

Um concede à Dow AgroSciences direitos para o uso da tecnologia Mini-Chromossome, da Chromatin. O outro dá início a um amplo programa de pesquisas e licenciamento para combinar a tecnologia Mini-Chromossome com tecnologia de precisão EXZACT™, tendo como objetivo criar uma nova plataforma tecnológica para o desenvolvimento de eventos de próxima geração para milho, soja e canola.

"Um dos desafios mais críticos para o setor da biotecnologia vegetal é o desenvolvimento de plantas geneticamente modificadas com múltiplos caracteres piramidados a um custo competitivo no mercado", declarou o vice-presidente de Pesquisas e Desenvolvimento da Dow AgroSciences, Dan Kittle. "Hoje, existem duas soluções técnicas para a piramidação de genes múltiplos, a utilização de construções gênicas contendo múltiplos genes e o cruzamento vegetal clássico. Essas técnicas garantem modificações genéticas específicas para obtenção de cromossomos customizados".

A tecnologia de precisão EXZACT da Dow AgroSciences oferece uma série de instrumentos versáteis e completos para direcionar de forma específica as modificações genéticas em vegetais. Sua comprovada capacidade de direcionar de maneira precisa e eficiente fragmentos de DNA em de genomas de plantas oferece possibilidades de controlar a piramidação de genes múltiplos, a edição de genes nativos e até deleção de caracteres indesejáveis.

Os minicromossomos da Chromatin são elementos genéticos autônomos desenvolvidos para fornecer múltiplos caracteres de importância agronômica aos agricultores, processadores e consumidores, e também para acelerar o desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

A combinação da tecnologia Mini-Chromossome com a tecnologia de precisão EXZACT™ criará uma sinergia tecnológica capaz de dar mais flexibilidade e eficiência na modificação e organização dos genes nos microcromossomos, dentro da planta, em tempo real.

"A plataforma Mini-Chromossome da Chromatin é a melhor tecnologia para oferecer aos vegetais cromossomos customizados e autônomos capazes de transportar caracteres complexos codificados por múltiplos genes sem causar alterações no genoma nativo das plantas", sublinhou Kittle. "A tecnologia de precisão EXZACT é o conjunto de ferramentas mais avançado, flexível e eficiente para modificações genéticas em plantas. Combinando essas duas tecnologias poderosas e bem estabelecidas, ofereceremos maior flexibilidade para o desenvolvimento de produtos. A nova plataforma permitirá a direta modificação ou atualização de genes piramidados existentes nos minicromossomos vegetais sem a necessidade de voltar à estaca zero da transformação genética".

"As duas tecnologias, a tecnologia de precisão EXZACT e a Mini-Chromossome, já permitem a solução de desafios complexos, mesmo hoje, atuando como tecnologias independentes", afirmou a CEO da Chromatin, Daphne Preuss. "A cooperação entre a Chromatin e a Dow AgroSciences é uma excelente notícia para o setor. Ao combinar as duas tecnologias, podemos oferecer aos produtores de sementes e cultivares a capacidade de colocar no mercado produtos inovadores de forma mais rápida e com menores custos".

Informações adicionais:

(em português) e

(em inglês) e

(em inglês).

Fonte: ML&A Comunicações - (11) 3811-2827

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro