BB disponibiliza R$ 500 milhões para custeio antecipado das lavouras de trigo
Os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) assinaram nessa quarta-feira (21), durante a abertura do Brasil Rural Contemporâneo 2012, na Marina da Glória (RJ), portaria interministerial que institui o Prêmio Empresa Parceira do Plano Brasil Sem Miséria. A iniciativa premiará as boas práticas de atuação de empresas varejistas e atacadistas que comercializam produtos da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais que vivem em situação de extrema pobreza.
O objetivo dessa portaria, que instituirá, também, comissão que definirá os critérios da premiação, é valorizar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que contribuam para a superação da extrema pobreza do País – famílias com renda per capita de até R$ 70 -, além de inserir no mercado produtos oriundos da agricultura familiar “O MDA é responsável pela inclusão produtiva das famílias atendidas pelo Plano Brasil Sem Miséria”, explicou o ministro Pepe Vargas.
A coordenação do Plano é do MDS. O MDA será responsável, nesse processo, pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e por toda parte de desenvolvimento e inclusão produtiva, com políticas públicas de incentivo à participação desses agricultores em programas de compra e venda de alimentos, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Queremos contribuir para uma classe média rural que mantenha uma qualidade de vida e um país efetivamente desenvolvido”, disse o ministro.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ressaltou a importância da participação das empresas no Prêmio. “Várias empresas têm participado do Plano, como redes de supermercados e empreendimentos na área de construção civil, com exemplos de qualificação profissional e na compra de produtos dos nossos agricultores.”
Para a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Prêmio é uma forma de trabalhar uma parceria antiga. “Desde junho de 2011, trabalhamos no desenvolvimento dessa parceria com os ministérios, para a inclusão social e com o compromisso de tirar 16 milhões de pessoas da miséria”, comentou o representante da Associação, José Milton da Silva. Segundo ele, a Abras é responsável por 5,5% do PIB brasileiro e gera, diretamente, mais de 967 mil empregos. Associadas, são 82 mil lojas de supermercados espalhadas por todo o Brasil.
“Quando a gente vê uma ação como essa, em que empresas assumem o compromisso de adquirirem os produtos dessa população, para nós é muito importante, pois significa que o que a gente tiver capacidade de apoiar a produção vai ter a possibilidade de comercialização mais garantida”, completou Pepe Vargas. A portaria que institui o Prêmio de boas práticas e comissão que organizará os critérios e categorias entra em vigor nessa quarta-feira (21).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura