Funrural: Kaefer quer levar o assunto novamente ao Plenário
O Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento e a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia e a Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, estarão reunidos em 11 de dezembro de 2008, no Parque Duílio Maziero, em Atibaia para apresentar os resultados obtidos no ano de 2008 à toda a cadeia produtiva do morango e às empresas parceiras do Programa de Produção Integrada de Morango (PIMo) desenvolvido em São Paulo.
Conforme Fagoni Fayer Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do projeto na Unidade, nesse ano as Normas Técnicas da Produção Integrada de Morango (NTE-PIMo) foram validadas na Unidade Demonstrativa Central da PIMo, em Atibaia. “Nesse dia apresentaremos um balanço técnico-científico dos resultados obtidos”.
“Dentre os principais, está a drástica redução de utilização de agrotóxicos na cultura”. Conforme a pesquisadora, enquanto os produtores convencionais utilizaram, em média, 21 aplicações durante o ciclo, na Unidade Demonstrativa foram feitas apenas 9 aplicações de agrotóxicos, sem prejuízo da qualidade dos morangos”.
Outro importante resultado, enfatiza Fagoni, foi a divulgação do sistema PIMo nas duas principais festas do morango de São Paulo, a de Jarinu, em julho e a de Atibaia, em setembro deste ano.
“A novidade, que atraiu muito interesse pela fruta, ficou por conta dos dias de campo “Colha e Pague na PIMo”, realizados em propriedades que participam do Programa. Assim, explica Fagoni, a população teve acesso à colheita de morangos diretamente no pé, pagando por quilo. “Esse tipo de comercialização só pode ser realizado em propriedades que adotem sistemas sustentáveis, onde haja garantia total da segurança do morango, ou seja, ausência de resíduos químicos ou microbiológicos que possam colocar em risco o consumidor”, alerta a pesquisadora.
Produtores, pesquisadores, empresas parceiras, universidades, escolas agrícolas, gestores públicos e consumidores podem participar. São 150 vagas gratuitas. É necessário confirmar presença pelo e-mail pimo@atibaia.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4413-0888, com Maristela.
Serviço
Parque Duílio Maziero (Parque do Morango)
Campo dos Aleixos
Rodovia Edgard Zambotto, Km 77
Cristina Tordin
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura