Papo com a ESALQ abordará o desempenho horticultural de clones do limão

13.03.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Desde 2011, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) mantem parceria com o canal Terra Viva, mídia do Grupo Bandeirantes de Comunicação que nasceu em 2005 com o objetivo de divulgar tecnologias e mercados do agronegócio brasileiro. Essa parceria consiste em conceder entrevistas sobre pesquisas realizadas na instituição, bem como divulgar eventos técnico-científicos.

Sob coordenação da Assessoria de Comunicação (ACOM) da ESALQ, todas às quintas-feiras, às 12h, em transmissão "ao vivo", docentes ou pesquisadores participam do programa "Dia Dia Rural". Durante cinco minutos, no bloco "Papo com a ESALQ", o apresentador explora a pauta sugerida pela equipe da ACOM.

Nesta quinta-feira (14), o entrevistado será Horst Bremer Neto, pesquisador do Departamento de Produção Vegetal (LPV), que abordará o desempenho horticultural de clones de lima ácida Tahiti. Horst é autor de uma pesquisa que verificou influência significativa do clone (copa) na tolerância da planta à deficiência hídrica, resultado inédito na citricultura mundial.

“A valorização da lima ácida ‘Tahiti' no mercado interno e a expansão do mercado internacional da fruta, observado nos últimos 15 anos, promoveu condições favoráveis para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva composta por pequenos e médios citricultores e indústrias de beneficiamento nas regiões Sudeste e Nordeste do Estado de São Paulo. Porém, a cultura apresenta desafios relacionados à rentabilidade, fato que tem levado produtores a abandonar a atividade, provocando impactos sociais e econômicos importantes para as regiões produtoras”, comenta o pesquisador. Horst lembra ainda que a melhores resultados podem ser alcançados pela seleção criteriosa da combinação copa/porta-enxerto e com a aplicação de tecnologias de produção, como a irrigação, que tem gerado resultados favoráveis quanto ao aumento da produção de frutos na safra e na entressafra.

O programa Dia Dia Rural pode ser acompanhado ao vivo, no site

ou por meio de antenas parabólicas, além da TecSat no canal 2 e, pela Sky, no canal 104.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025