Museu Itinerante Monsanto chega a Petrolina/PE

12.03.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nesta terça-feira (12), teve inicio no município de Petrolina, em Pernambuco, o projeto cultural Museu Itinerante, desenvolvido pela Elo3 Integração Empresarial, com curadoria da artista plástica Vera Barros, e patrocínio da Monsanto do Brasil, empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias limpas e inovadoras para a agricultura. A mostra reúne 40 reproduções de obras assinadas por artistas consagrados, como os franceses Edgard Degas e Claude Monet, o holandês Vincent Van Gogh e os brasileiros Di Cavalcanti e José Pancetti, todas tendo com tema a água. De acordo com Vera Barros, responsável pela seleção das obras, os trabalhos exploram as diferentes formas da água, seus movimentos, seus sons e principalmente a riqueza de suas imagens e metáforas. “Ao apreciar as obras da exposição com atenção e calma, o visitante poderá se surpreender e ser levado a refletir sobre a maneira como ele se relaciona tanto com a arte, quanto com a água”, destaca. A exposição denominada Arte/Água fica instalada até 4 de abril, na Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), em Petrolina, e depois segue para Salvador/BA, Sinop/MT, Rondonópolis/MT, Paracatu/MG, Londrina/PR, Chapecó/SC e Passo Fundo/RS. Sempre com entrada gratuita.

Para a gerente de Sustentabilidade da Monsanto, Daniela Mariuzzo, ampliar o acesso à cultura é uma forma de promover a inclusão social. “E nada mais apropriado do que convidar as pessoas a refletir sobre a água no ano que foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Ano Internacional da Cooperação pela Água. Reforçar a importância desse elemento natural está em linha com o compromisso público assumido pela Monsanto de trazer ao mercado sementes que reduzam em um terço a quantidade de água usada no campo”, comenta. Além da exposição, o Museu Itinerante conta com um programa de arte-educação que oferece um workshop gratuito para professores da rede pública de ensino, ministrado pela curadora, e distribui um livro de estudo que inclui as obras presentes na mostra e muitas outras informações. Grupos escolares e público em geral podem agendar visitas à exposição guiadas por mediadores especialmente treinados, bastando entrar em contato com a Secretaria de Educação.

Outra característica do Museu Itinerante é a valorização da produção artística das cidades onde se instala, por meio da participação de um artista local. Em Petrolina, o convidado é Marcus Ramos. “Exibir reproduções de obras de arte é uma tendência da globalização e uma oportunidade para que as pessoas conheçam a arte, ampliem seus conhecimentos, seus valores e sua curiosidade pelo mundo”, explica Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa realizadora do projeto. “Encontrar empresas como a Monsanto, que valorizam a arte e a cultura e apoiam a ampliação do acesso aos projetos e bens culturais é um privilégio, uma atitude que deve ser reconhecida e aplaudida“, complementa.

Viabilizado com recursos privados obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto Museu Itinerante existe desde 2008, já passou por 29 cidades e foi visto por mais de 250 mil pessoas. A exposição Arte/Água é patrocinada pela Monsanto e em Petrolina conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação e da Univasf.

O forte compromisso social e ambiental da Monsanto do Brasil é reconhecido em pesquisas como a realizada pela revista IstoÉ Dinheiro, que a elegeu uma das “50 Empresas do Bem”. Por três anos consecutivos, a companhia também é listada entre “As empresas mais sustentáveis segundo a mídia”, ranking elaborado pela revista Imprensa, a partir de levantamento que aponta as empresas mais presentes no noticiário nacional de maneira positiva em temas como sustentabilidade, responsabilidade social, meio ambiente, recursos humanos e transparência.

Vera Barros é educadora e artista plástica. Implantou o Departamento Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Educativo MAM - São Paulo, entre 1997 e 2005. Colaborou como consultora para Escola São Paulo para conceituar e produzir a sua programação do ano 2007. Executou e desenhou projetos educativos, formação de equipespara instituições culturais e museus, formação de professores, seminários e palestras sobre arte-educação, além de pesquisa, elaboração de textos e projetos gráficos em várias cidades do Brasil e nos Estados Unidos.

Marcus Ramos é natural de São Paulo/SP e possui uma produção diversificada que abrange tanto a fotografia documental quanto a autoral. Trabalhou para produtoras e agências de publicidade e teve obras publicadas em livros, sites e periódicos, além de ter participado em diversas exposições individuais e coletivas. Desde 2008, concentra a sua produção no Vale do São Francisco, com ênfase no registro das atrações naturais, das tradições culturais e do estilo de vida das cidades da região. É idealizador e coordenador do projeto Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco (

), que desenvolve atividades regulares e gratuitas desde 2010. É engenheiro elétrico, possui mestrado em sistemas digitais e é professor do curso de Engenharia de Computação da Univasp em Petrolina/PE. Mais informações:

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro