DuPont Programa Café apresenta novidade no manejo do cafeeiro contra pragas e doenças
O milho pode ser uma boa opção para produzir etanol em algumas regiões do Brasil e diminuir as tarifas do combustível nas bombas para o consumidor final. Essa é a opinião dos especialistas da Consultoria Céleres, empresa especializada em soluções para o setor de agronegócios. O milho deve ser a mais nova aposta do setor, já que está em um bom momento com produções recordes e excedentes, que poderiam facilmente ser utilizados para esse fim. O tema será abordado durante a 10ª edição do Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira), que ocorrerá de 25 a 27 de junho, em Piracicaba (SP).
A palestra “Uso do milho para fabricar Etanol no Brasil” será ministrada no dia 26 de junho, às 11h10, por Ricardo Gianini, sócio-diretor da Céleres. De acordo com o especialista, o milho tem algumas vantagens em relação à cana-de-açúcar. A primeira se dá no armazenamento. “Enquanto a cana deve ser processada em curto tempo, se tiver em condições adequadas, o milho pode ficar armazenado por meses”. Gianini explica que o investimento no processamento de milho para produção de etanol é cerca de 60% do custo do investimento por litro de uma usina de cana-de-açúcar. “É claro que o processo comercial de obtenção de etanol por meio da cana-de-açúcar é mais eficaz e demanda menor área de plantio. Mas, em um momento incerto como o atual, o uso do milho para produção de etanol é sim uma boa oportunidade para regiões específicas do Brasil”, opina Giannini: “do ponto de vista de custos operacionais, a matéria-prima de cana representa 51% dos custos – no caso do milho, esse índice é de 56%”, completa.
Dados da Céleres apontam que uma usina, no Brasil, para produzir 410 milhões de litros de etanol utiliza cerca de 3,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Nos Estados Unidos, país líder na obtenção de etanol a partir de milho, o mesmo volume é produzido a partir de 1 milhão de toneladas do grão.
A programação completa de palestras do Simtec 2012 está disponível para consulta no site
. Uma das novidades desta edição é a realização da 1ª Feira Metal Mecânica Automotiva (FFAuto) e do Colloquium e Exposição SAE Brasil de Energia Verde na Mobilidade, que reunirá palestrantes de renome nacional e internacional.
A Coordenação do 10º Simtec já está aceitando o credenciamento antecipado dos visitantes. Para se cadastrar basta acessar o site
. O simpósio tem como objetivo expor as novidades do setor sucroalcooleiro para fornecedores de serviços, de insumos industriais e agrícolas, fabricantes de equipamentos industriais de plantio, colheita e industrialização da cana-de-açúcar, álcool, açúcar e biodiesel. Uma das novidades desta edição será a Feira Metal Mecânica Automotiva, que visa expandir as possibilidades de negócios em outras áreas, levando em conta a estruturação do recém-criado parque automotivo.
O Simtec 2012 ocorrerá em três dias, nos períodos manhã, tarde e noite a fim de facilitar a participação de visitantes de outras cidades, que ficarão menos tempo longe de seus locais de origem, e, além disso, contribuir com a possibilidade de visitação. A expectativa de negócios neste ano é de R$ 250 milhões e 100 expositores.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura