Palestra na ExpoZebu mostrará os resultados do trabalho feito com Tabapuã

28.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

No dia 03 de maio, durante a Expozebu, em Uberaba/MG, será realizada a palestra com o tema "Raça Tabapuã: Eficiência de produção e qualidade de carcaça de carne".

Os pesquisadores da UFLA (Universidade Federal de Lavras) garantem que os resultados são satisfatórios, exaltando, principalmente, as características que diferenciam um gado Tabapuã de outras raças zebuínas: a docilidade ao manejo e a precocidade no acabamento de carcaça.

Um dos pesquisadores da UFLA, Tarcísio de Moraes Gonçalves, relata o trabalho realizado em parceria com a ABCT (Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã). Foram utilizados 36 animais experimentais (abatidos) e um rebanho de fêmeas (30 animais). "A parceria surgiu em 2008, na Feicorte, por intermédio de Fernando Garcia de Carvalho, gerente geral da Fazenda Morada da Prata, e do Dr. Alderico Pinheiro de Campos. Estamos muito satisfeitos com os resultados", comenta.

De acordo com Gonçalves, os animais passaram por uma avaliação de desempenho no ganho de peso, consumo, rendimento de carcaça e de cortes, além da qualidade da carcaça. Também foram avaliadas a qualidade da carne, o temperamento do animal, o perfil de ácidos graxos e o desempenho do animal, sob diferentes manejos nutricionais (oleagionosas).

A avaliação feita com os animais em confinamento teve duração de 112 dias, desde a chegada dos animais até o abate. Para retirar o efeito do ganho compensatório, foram considerados apenas os 84 dias finais. O experimento foi conduzido no Centro de Avaliação de Desempenho de Ruminantes do Departamento de Zootecnia da UFLA. "Os animais da raça Tabapuã apresentaram bom desempenho e eficiência alimentar. As carcaças apresentam boa deposição muscular com excelente cobertura de gordura", ressalta Gonçalves.

De acordo com os resultados observados, evidenciando boa proporção do espaço da carcaça, o Tabapuã é representado pelos cortes considerados nobres, o que indica a importância da raça como sendo de animais produtores de carne. "A carne dos animais Tabapuã é considerada macia e com coloração ideal, além de apresentar outras características relacionadas com a boa aceitação do produto pelo mercado consumidor (boa capacidade de retenção de água e baixa perda de peso por cozimento)", completa o pesquisador.

Novos projetos

A UFLA pretende continuar o trabalho de pesquisa com a raça Tabapuã através de projetos de Doutorado e Mestrado com os seguintes assuntos: Influência do sistema de terminação (pastagem x confinamento), grupo genético e variabilidade intra-racial nas características da carcaça, carne, perfil de ácidos graxos e redução da poluição ambiental em bovinos de corte. "A intenção é levar informações importantes para os pecuaristas e demais setores envolvidos, não só como cria, recria e engorda, mas também para os frigoríficos, atacadistas e principalmente para o consumidor final, que é o motivo maior de todos esses trabalhos", conclui.

Serviço

A palestra ocorre às 14h, no Salão Nobre da ABCZ, no Parque Fernando Costa.

Fonte: swTH Scuzinet Comunicação & Web - (16) 3237-9197

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025