Cultivo consorciado cresceu 80% em Minas
Na tarde do último dia 20, o diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Dow AgroSciences, Ildo Pedro Mengarda, realizou uma apresentação sobre as inovações trazidas pela empresa ao agronegócio mundial. A palestra é parte da parceria entre a Dow AgroSciences e a Universidade de São Paulo pelas Olimpíadas USP de Inovação.
Durante o evento, Ildo abordou temas como ciência, inovação, tecnologia e sustentabilidade. Além disso, ele debateu sobre os processos científicos utilizados pela Dow AgroSciences desde a criação de conceitos de produtos, descobrimento de novas moléculas, pesquisa e desenvolvimento até o lançamento de novas soluções no mercado.
"Os objetivos das Olimpíadas USP de Inovação têm relação direta com os princípios e valores da Dow AgroSciences. Nossa companhia tem a ciência, a inovação e a tecnologia como principais pilares de crescimento e sustentação dos seus negócios no Brasil no mundo", comenta Ildo. "Esta parceria com a USP, uma instituição de referência mundial em ensino e pesquisa, nos gratifica imensamente", completa.
Ildo também falou sobre os desafios e oportunidades que o setor do agronegócio tem diante do grande aumento da demanda por alimentos que haverá no mundo nas próximas quatro décadas. Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), em 2050 a população mundial será de cerca de 9 bilhões de pessoas, o que exigirá um aumento de 25% da produção atual de alimentos. Isto significa que nos próximos 40 anos teremos que produzir a mesma quantidade de alimentos que se produziu nos últimos 10 mil anos. "Este é um dos maiores desafios atuais da agricultura mundial, mas é uma grande oportunidade para o Brasil", diz Ildo. "Nosso País tem potencial para contribuir com 40% desta produção adicional de alimentos e a adoção de tecnologias já existentes ou que estão em fase de desenvolvimento será uma das principais alavancas para o aumento da produção e da produtividade da agropecuária brasileira", complementa Ildo.
A Dow AgroSciences tem 42 unidades de produção e 57 unidades de Pesquisa e Desenvolvimento ao redor do mundo. Ao vencedor das Olimpíadas USP de Inovação na Categoria Tecnologias Agrárias a Dow AgroSciences proporcionará uma viagem de uma semana ao seu Centro Global de Pesquisas localizado na sede da empresa, em Indianapolis, nos Estados Unidos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura