Agrimec participa da Bahia Farm Show
“O maior problema da produção leiteira no Brasil é a falta de comida e a saída é produzir volumoso suplementar para a época de seca, que no Tocantins vai de junho a outubro. E a cana-de-açúcar é uma excelente fonte de suplementação alimentar”. Este foi o argumento apresentado na Oficina do Programa de Desenvolvimento da Cadeia do Leite, realizada na manhã desta quinta-feira (09), durante a programação da 13ª Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária, no Centro Agrotecnólogico de Palmas.
A palestra foi ministrada pelo técnico do programa Balde Cheio do Sebrae da região de Araguaína, Uesslley Marinho de Souza, para pecuaristas de todo o Estado. Segundo o palestrante, as pastagens são a base da alimentação dos bovinos, mas a produção de forragem é desequilibrada, com variações nos períodos do ano, limitando o desempenho individual das vacas e a produtividade da área. “E a cana possui quatro vantagens competitivas: baixo custo da matéria seca, alta produtividade (140 ton por hectare); a maturação coincide com o período de seca; tradição de cultivo, pode ser plantada em todas as regiões do Brasil”, enumerou o Técnico.
Segundo dados do IBGE – a produção de leite no Tocantins, em 2011, foi de mais de 260 milhões de litros e uma produtividade de 512 litros vaca/ano, índice bem abaixo do brasileiro que é de 1.340 litros vaca/ano. Já a cana-de-açúcar tem uma produtividade maior que a média nacional, e tem sido um dos destaques do agronegócio tocantinense nos últimos anos. “De toda a produção, apenas 10% são utilizados na produção animal, e o maior custo da produção de leite é a alimentação, em média 48%. Os produtores de leite têm que se atentar para esta alternativa para manter equilibrada a produção da sua propriedade”, frisou Souza.
Para o agricultor familiar do município de Wanderlândia, Jerônimo Silva de Araújo, a busca de informação para novas opções no campo deve ser constante. “O agricultor que possui um rebanho pequeno, sobrevive muitas vezes do leite que vende, deve estar preparado, buscar alternativas para suprir a falta de pastagem durante o período de seca. E a palestra foi esclarecedora, agora é partir para a ação, fazer acontecer”.
A 13ª Agrotins prossegue até sábado (11), das 9h às 18h, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O evento é uma realização do Governo do Tocantins, através da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e suas vinculadas Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural e Adapec – Agência de Defesa Agropecuária. Saiba mais sobre as atrações e novidades no site da Agrotins –
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura