País deve valorizar ser um grande exportador agropecuário, diz ministro

01.07.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Comunicação Social do Mapa

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, defendeu que o Brasil deve valorizar o fato de ser um dos grandes exportadores agropecuários no mundo. A afirmação foi feita durante a abertura oficial da 10ª Megaleite, em Uberaba/MG, nesta segunda-feira (01).

“De junho do ano passado a maio deste ano, o Brasil exportou US$ 99,5 bilhões em produtos agropecuários. Não podemos ter, de forma nenhuma, vergonha de ser um grande exportador na área rural. Devemos valorizar isso. Os Estados Unidos são uma grande potência e os maiores exportadores do setor no mundo. Nós brasileiros queremos tomar esse lugar”, afirmou.

O ministro destacou a capacidade produtiva do Brasil para ampliar a participação do país no mercado internacional de produtos agropecuários. “Temos solo, água em abundância e, acima de tudo, gente que tem vocação para a atividade agrícola”.

Outro ponto ressaltado foi quanto à necessidade de aumentar a produtividade média de milho no país, que atualmente é de 4,9 toneladas por hectare (nos Estados Unidos, esse índice é de 12 toneladas por hectare). Além de elevar a produção de grãos, esse crescimento garantiria redução de custos com ração na produção leiteira.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro