Bayer CropScience oferece treinamento diferenciado na região do Triângulo Mineiro
O painel sobre Tecnologia de Aplicação Aérea que o Grupo Geta realizou na Expodireto Cotrijal 2011 foi um grande sucesso. O evento ocorreu na tarde da última quinta-feira (17), no estande da Universidade Federal de Santa Maria, no Parque da Cotrijal, em Não-me-Toque, RS.
Representando a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a doutoranda Tania Bayer apresentou suas pesquisas com aplicação aérea de fungicidas em arroz, sob a orientação do professor Alci Loeck. Os resultados preliminares indicam que todos os equipamentos e volumes de calda testados foram eficientes no controle de doenças do arroz.
O segundo painelista foi o professor Ivan Dressler da Costa, da Universidade Federal de Santa Maria, que abordou a recomendação oficial da pesquisa para aplicações aéreas em arroz, elaborada em 2010 pela SOSBAI, e que recomenda o emprego de baixos volumes de calda.
Representando o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola, o engenheiro agrônomo Ivo Lessa Silveira, consultor de meio ambiente da entidade, destacou os benefícios ambientais do uso da aviação agrícola, como economia de água, aplicações nas quantidades rigorosamente recomendadas, uso de GPS e controle de deriva.
O evento contou com um amplo debate, mediado pelo coordenador do Grupo Geta, engenheiro agrônomo Eugênio Schröder, onde os agricultores, técnicos e pilotos presentes puderam trocar experiências e esclarecer suas dúvidas sobre tecnologia de aplicação.
Ao final do encontro, três sugestões foram destacas: a) qualificar cada vez mais os profissionais que trabalham em aviação agrícola; b) incentivar o ensino de aviação agrícola em faculdades de agronomia e escolas agrotécnicas; c) realizar mais pesquisas de tecnologia de aplicação aérea, para embasar as recomendações oficiais para o uso ainda mais seguro de agroquímicos.
Eugênio Passos Schroder
Schroder Consultoria
(53) 3225-4126
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura