Gamit 360 CS é a mais nova tecnologia para cana da FMC
O arroz-vermelho é a principal praga da cultura do arroz irrigado no Brasil e no mundo. Com o objetivo de divulgar novos conhecimentos sobre a biologia e manejo desta praga, o Irga, em parceria com a Universidade Federal do RS (Ufrgs), realizará o II Seminário Latino Americano sobre Arroz Vermelho, que ocorre nos dias 4 e 5 de junho, no auditório do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do RS (PucRS), em Porto Alegre/RS.
O Seminário também conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar), da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) e da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (Sbcpd).
Para as atividades são esperados cerca de 500 participantes, numa programação dividida em quatro painéis técnicos. No Painel III, quatro pesquisadores reconhecidos internacionalmente palestram sobre o tema “Biologia, evolução e ecofisiologia do arroz vermelho”, com o objetivo de expor os principais aspectos relacionados ao tema.
A primeira palestra intitulada “Biologia e resistência a herbicidas em arroz vermelho” será proferida pelo professor Aldo Merotto Jr. - Ufrgs. Com graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), e doutorado em Herbologia/Ecologia pela Universidade da Califórnia, Davis, EUA (2007).É professor no Departamento de Plantas de Lavoura da Ufrgs. Sua área de atuação é manejo integrado de plantas daninhas, variabilidade de caracteres relacionados a adaptação de plantas daninhas e dinâmica populacional de plantas daninhas e cultivadas resistentes a herbicidas. Também têm realizado diversas pesquisas sobre resistência de capim arroz e arroz vermelho a herbicidas, e sobre a variabilidade do degrane e dormência de arroz vermelho.
A segunda palestra abordará o tema “Processos envolvidos na evolução coespecífica de arroz cultivado e vermelho” e será apresentada pela professora Amy Lawton-Rauh, que atua na Clemson University, na cidade de Clemson, Carolina do Sul, EUA. Possui graduação em Biologia na Universidade de Missouri-Columbia, e doutorado em Genética na Universidade Estadual da Carolina do Norte, e pós-doutorado no Instituto Max Planck na Alemanha. Suas atividades principais de pesquisa incluem modelos de divergência populacional relacionados a evolução de organismos, genômica da adaptação e especiação, e a dinâmica evolucionária de agroecossitemas. Realiza diversos estudos sobre diversidade de arroz vermelho.
A terceira palestra será sobre “Diversidade genética do gênero Oryza como forma de estudo da adaptação do arroz silvestre e vermelho” e será proferida por Ana Caicedo, que é Professora do Departamento de Biologia na Universidade de Massachusetts, EUA. A professora Caicedo possui graduação na Universidad de Los Andes, Bogotá, Colômbia, doutorado na Universidade de Washington, e pós-doutoado na Universidade Estadual da Carolina do Norte. Suas atividades de pesquisa concentram-se nos estudos relacionados a genética da adaptação, características de importância ecológica e evolutiva, e processos que regem a diversificação de espécies estreitamente relacionadas. Realiza estudos sobre diversidade genética e degrane de arroz vermelho.
A última palestra deste painel será intitulada “Efeitos de cenários de mudanças climáticas na ecofisiologia do arroz vermelho” e será apresentada pelo Lewis Ziska, que é pesquisador do USDA que atua no setor de Sistemas de Culturas e Mudanças Globais na cidade de Beltsville, no estado de Maryland, EUA. Ziska possui graduação em Biologia na University da California em Riverside, Mestrado na mesma Universidade e Doutorado em Fisiologia Vegetal na Universidade da Califórnia em Davis, EUA. As atividades de pesquisa do professor concentram-se em estudos de Ecologia e Fisiológia com ênfase em dióxido de carbono, mudanças climáticas, saúde pública e impactos ambientais relacionados a: seleção de culturas para manter a segurança alimentar, avaliação das necessidades de energia e capacidade de biocombustível na agricultura, e avaliação ambiental ameaças de espécies invasoras. Ziska têm avaliado o efeito de mudanças climáticas em varias espécies, incluindo arroz e arroz vermelho.
Envie e.mail para
Ligue (51) 3470.0602 ou (51) 3470.0637
Acesse a programação completa clicando
Acesse a nossa página no Facebook clicando
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura