Brasil se aproveita de colheita de melão na época de entressafra da Europa para oferecer novas variedades
Previsão de maior demanda pela fruta brasileira traz oportunidade de exportação de frutas mais saborosas e resistentes
O oitavo produto reimaginado exclusivamente para a agricultura tropical do Brasil lançado pela Ourofino Agrociência já está disponível para o mercado. Batizado de Pontual, a solução da indústria é eficaz contra o principal problema nas lavouras de soja, a ferrugem asiática. Só na safra 2020/21, 377 regiões brasileiras registraram a ocorrência do fungo, de acordo com o Consórcio Antiferrugem. O Rio Grande do Sul foi o estado mais afetado, concentrando 138 registros. O novo produto, o primeiro da empresa voltado para a ferrugem, também atua contra a mancha-parda.
Segundo Lenisson Carvalho, gerente de marketing grandes culturas da empresa, a novidade representa um importante passo para a Ourofino Agrociência, não só pela ampliação de portfólio, mas, em especial, pela entrada em um mercado tão significativo para a sojicultura. O fato deve resultar em maior market share nesse segmento e está atrelado aos planos estratégicos da companhia, que envolve um aumento progressivo do faturamento para chegar em R$ 3,5 bilhões até 2026.
“A ferrugem asiática é uma das preocupações mais latentes entre os produtores de soja, e não só aqui no Brasil. É um problema global que, se não controlado, pode resultar em perdas para o produtor de cerca de 90%”, pontua o especialista, que lista os principais diferenciais presentes na nova solução. “Não é apenas um fungicida igual aos outros que estão disponíveis. É um produto tecnológico inovador, com uma formulação única que alia três importantes ingredientes ativos, azoxistrobina, ciproconazol e clorotalonil, oferecendo fotoproteção, tolerância às chuvas, adesividade e sistemicidade”.
Traduzindo, o Pontual entrega alta performance no controle e manejo de resistência da ferrugem asiática da soja; mais segurança na aplicação e efeito protetor, preventivo e curativo. Carvalho orienta que cada ingrediente ativo traz um ganho particular para a solução: “O clorotalonil atua como multissítio, protegendo a superfície foliar contra doenças, a azoxistrobina promove o efeito preventivo, impedindo o desenvolvimento do fungo; já o ciproconazol tem ação curativa, penetrando na planta de forma sistêmica, como ferramenta de controle. Ou seja, são ativos complementares e promovem alta eficácia”.
Para o desenvolvimento do fungicida, a empresa investiu durante cinco anos em pesquisas conduzidas por profissionais da área, a maioria com a titularidade de doutores. São alguns dos nomes envolvidos: Edivaldo Velini, Caio Carbonari, Richard Feliciano, Roberto Toledo, Diego Alonso, Flavia Biazotto e Gilberto Velho.
Participaram ainda da concepção e conceituação do Pontual institutos renomados, como a Unesp de Botucatu (SP); o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Fundação Chapadão; Fundação MT; Fundação ABC; e FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária). Ao todo, antes de a indústria chegar à versão final do produto, foram criados 11 protótipos na primeira geração e outros cinco na segunda geração.
O programa de manejo de resistência Focus360, criado pelos especialistas da empresa e por renomados pesquisadores do mercado, também ganha mais robustez com o lançamento da Ourofino Agrociência. Com a iniciativa, que apresenta soluções para um manejo integrado e indicações técnicas, a empresa procura levar aos produtores mais produtividade e rentabilidade. “A entrada do Pontual enriquece o programa, que passa a contemplar ainda mais tecnologias para os cultivos no Brasil, nesse caso, inicialmente para a soja”, reforça Carvalho.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Previsão de maior demanda pela fruta brasileira traz oportunidade de exportação de frutas mais saborosas e resistentes
Levantamento realizado pela Agroligadas, com apoio da Corteva, Abag e Sicredi, mostra que ainda há espaço a ser conquistado e consolidado pelas mulheres