Tecnologias e pesquisas desenvolvidas pela UPF serão apresentadas na Expodireto Cotrijal 2017
Inserida em uma região com agricultura promissora, a UPF tem relação muito próxima com o agronegócio e destacada tradição no ensino de ciências agrárias
Com a missão de fomentar o desenvolvimento da agricultura brasileira, a Ourofino Agrociência une-se a Perfect Flight, startup especializada na gestão de aplicação aérea de defensivos agrícolas.
A parceira inédita tem como objetivo oferecer mais confiança para aplicação na faixa contratada e a possibilidade de controlar individualmente as áreas e propriedades, resultando em melhor apuração dos custos e execução de medidas corretivas.
De fácil uso, o aplicativo traz retornos rápidos sobre as análises e permite a gestão das aplicações mesmo longe da fazenda. Depois de instalado no celular, tablet ou computador, o usuário recebe as informações pelo cruzamento de dados georreferenciados ou do Google Maps (Arquivo KML).
“Com esses dados, a ferramenta gerencia e monitora fatores decisivos, como custos e histórico da aplicação, distribuição e desperdício de produto”, destaca Fernando Rossetti, engenheiro agrônomo e sócio da Perfect Flight.
O aplicativo é indicado para uso dos produtores rurais, empresas e pilotos, porém, somente o login cadastrado terá acesso às informações, que são confidenciais e inalteráveis. “Os relatórios asseguram a qualidade do serviço prestado, e empregar um aplicativo independente é mais uma certificação para o contratado e contratante”, orienta Rossetti.
A parceria reforça a missão da Ourofino Agrociência em levar tecnologia de ponta para o produtor brasileiro. “Desenvolvemos formulações adequadas à agricultura tropical. Agora, levaremos também autonomia e precisão para clientes e parceiros terem ainda mais retorno dos seus negócios”, destaca Miguel Padilha, diretor Comercial Nacional da empresa.
O diretor ressalta ainda os benefícios do aplicativo para a sociedade: “Controlar a aplicação dos defensivos gera economia, eficiência e produtividade, assim como diminui os impactos ambientais”.
Até o momento, a startup já processou mais de 250 mil hectares brasileiros. Com a parceria da Ourofino Agrociência, a meta é atingir 10 milhões até o fim do ano.
Mercado
Para Ulisses Antuniassi, engenheiro agrônomo, professor da Unesp de Botucatu e referência na área de aplicação área, essa evolução evidencia a aviação agrícola como ferramenta de trabalho, principalmente nas regiões de grande expansão de áreas cultivadas.
“Esse movimento reforça a necessidade de implementação de novas doutrinas para o tratamento fitossanitário das culturas, a fim de conjugar aspectos de respeito ao ambiente, à sustentabilidade e à responsabilidade na produção”, diz.
O professor ainda reforça que, para o cliente da aviação agrícola, todas as formas de gestão são fundamentais para controle e otimização de custos. “O controle operacional e a validação de dados são processos fundamentais para analisar as atividades do campo, como a aplicação aérea”. Nesse segmento, o aperfeiçoamento e a fidedignidade dos dados são imprescindíveis para a confiança e parceria entre prestadores de serviço e consumidores.
Parceiros e clientes da Ourofino Agrociência já podem ter acesso ao aplicativo por meio dos consultores comerciais da empresa. Demais interessados devem entrar em contato pelos sites www.perfectflightapp.com ou www.ourofinoagrociencia.com.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura