Otimização de 62% de recursos com uso do xarvio consolida a ferramenta digital no mercado brasileiro

Tecnologia proporciona agilidade e transparência e o uso racional de insumos como defensivos agrícolas, água, diesel e horas trabalhadas no pulverizador; desde 2017, foram poupados mais de 28,8 bilhões de litros de água

02.06.2022 | 16:06 (UTC -3)
Verônica Muccini Longhi
Tecnologia proporciona agilidade e transparência e o uso racional de insumos como  defensivos agrícolas, água, diesel e horas trabalhadas no pulverizador; desde 2017, foram poupados mais de 28,8 bilhões de litros de água. - Foto: Divulgação
Tecnologia proporciona agilidade e transparência e o uso racional de insumos como defensivos agrícolas, água, diesel e horas trabalhadas no pulverizador; desde 2017, foram poupados mais de 28,8 bilhões de litros de água. - Foto: Divulgação

O resultado do xarvio na safra 2021/2022 demonstra a importância do uso de dados com a agricultura digital. Nas áreas mapeadas com a solução da BASF, a otimização de insumos no manejo de plantas daninhas foi de 62% em média. Hoje, agricultores em mais de dez estados brasileiros já utilizaram o serviço. E mais de 7 milhões de hectares já foram cadastrados na plataforma do xarvio FIELD MANAGER, desde 2017, para uso dos mapas.

Planejar cada movimento na lavoura é uma necessidade real. Por isso, ferramentas como os mapas customizados do xarvio FIELD MANAGER, gerados a partir de dados de imagens coletadas por drones, tornaram-se aliadas para o manejo mais eficiente e sustentável das lavouras, trazendo apontamentos desde a sanidade do cultivo até a quantidade de uso de insumos como herbicidas, por exemplo.

Nos últimos cinco anos, a solução de Mapeamento Digital Inteligente, já mapeou mais de 800 mil hectares, em mais de 8 mil horas de voo com drone, totalizando 5,6 milhões de fotos coletadas. Todos estes dados permitem identificar plantas daninhas, otimizar insumos da dessecação pré-colheita, ajustar a adubação nitrogenada e cuidar da sanidade das lavouras. Para o algodão, a tecnologia também auxilia no manejo de regulador de crescimento.

“As soluções digitais contribuem para a tomada da decisão certa, no momento mais adequado para cada cultivo. São serviços que vêm para facilitar e otimizar o trabalho do agricultor, podendo aumentar a rentabilidade por talhão e apoiar ainda mais nas práticas sustentáveis”, reforça Lucas Marcolin, gerente Comercial do xarvio Digital Farming Solutions.

O agricultor Cristiano Rafaeli, de Luis Eduardo Magalhães (BA), aderiu à tecnologia e comemora o resultado. “Com o xarvio, consigo ter a diminuição no uso de insumos e isso já acarreta, naturalmente, um maior rendimento da cultura. Hoje estamos com a ferramenta em 100% da área. Uso e recomendo“.

Já o agricultor Egon Hoepers Junior, de Santa Rita do Trivelato (MT), comenta que está muito satisfeito com a solução. “De todas as tecnologias que temos no mercado, eu vejo que essa é uma que está alinhada ao futuro, pois é a única que você vê o dinheiro sendo economizado. Com as outras, você vai saber só no futuro se deu alguma economia. Com o xarvio® eu vejo na hora. Consigo ver o que é cultura e o que é planta daninha, e tomar a decisão“, explica.

Economia e sustentabilidade em tempo real

Desde 2017, o serviço Mapeamento Digital de Plantas Daninhas, do xarvio FIELD MANAGER, foi responsável por uma economia total de mais de 28,8 bilhões de litros de água usada na diluição dos defensivos agrícolas. Na safra 2021/2022, foram poupados 28 milhões de litros.

A inteligência agronômica do xarvio FIELD MANAGER também possibilita redução no tempo de uso das máquinas no campo. O tempo de trabalho do pulverizador cai em média 3h30min a cada mil hectares, diminuindo o consumo de combustível e dando agilidade à operação com menos paradas para abastecimento.

A BASF investe aproximadamente 900 milhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento de inovações em sementes, defensivos e ferramentas digitais, “e a tecnologia do xarvio está integrada com as demais soluções oferecidas pela empresa para o melhor manejo das lavouras, desde antes do plantio até a colheita”, conclui Almir Araujo, diretor de Digital, Novos Modelos de Negócios e Excelência Comercial da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

Para ter acesso aos mapas baseados em imagens de satélite e mapas de aplicação feitos com imagens de drones, o agricultor deve se cadastrar na plataforma xarvio FIELD MANAGER na versão mobile para Android e iOs, e também para desktop.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024