Organizações estaduais de pesquisa agropecuária investem na fruticultura

22.12.2010 | 21:59 (UTC -3)

Morango, abacaxi, pêssego, manga, cereja e uva. Essas são apenas algumas frutas que enchem as prateleiras dos supermercados no final de ano por serem típicas das festas deste período. Porém, o que muitos não sabem é que para esses alimentos chegarem com qualidade na mesa do consumidor são desenvolvidas muitas pesquisas em busca do melhoramento da fruta. E diversas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) são referências nacionais em pesquisas na área de fruticultura.

 

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), por exemplo, desenvolve diversos projetos envolvendo o melhoramento genético de pêssego, abacaxi e uva. A Apta, através do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), realiza atividades com melhoramento genético desde 1938 e hoje é referência em pesquisas nessa área. Além das frutas já citadas, o IAC também desenvolve pesquisas com Kiwi, Ameixa, Manga, Maracujá, Pêra, entre outras.

 

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desenvolve na cidade de Maria da Fé (Sul de Minas) estudos sobre melhoramento e produção de frutas. Na Fazenda Experimental Maria da Fé são mantidos bancos de germoplasma de morango e pêssego e também são desenvolvidas ações para orientar os pequenos produtores rurais sobre o combate de pragas, técnicas de adubação, cuidados na colheita, entre outros. Desde 2005, a Epamig também possui o Centro Tecnológico Uva e Vinho, na cidade de Caldas, que se tornou referência em pesquisas sobre vitivinicultura.

 

Outras Oepas também desenvolvem projetos e pesquisas na área de fruticultura:

 

- O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) já lançou diversas cultivares de Pêssego, Ameixa, Nectarina, Maçã e possui o terceiro maior banco de germoplasma de citros do Brasil.

 

- A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) desenvolve vários projetos na Estação Experimental de Itaocara;

 

- O Instituto Agronômico de Pernambuco (Ipa) possui o “Programa de Pesquisa em Fruticultura” que desenvolve ações principalmente na Zona da Mata pernambucana;

 

- A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) se destaca no desenvolvimento e produção das cultivares de coqueiro Anão Verde do Jiqui e do coqueiro Híbrido do Jiqui.

 

- A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) possui projetos e pesquisas com abacaxi, cajá, cajú, banana e mangaba.

 

As pesquisas desenvolvidas visam principalmente a integração com os pequenos produtores rurais, que são os que mais precisam de apoio. Gerar novas tecnologias e disponibilizá-las para esses produtores é o maior objetivo das Oepas.

 

Thiago Fernandes

Ascom Consepa

(31) 3309-2643

ascom@consepa.org.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025