Onda de calor aumenta risco de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul

Fim de semana foi marcado por temperaturas extremamente elevadas em pleno inverno

19.08.2024 | 17:02 (UTC -3)
Marcelo Armôa
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O fim de semana em Mato Grosso do Sul foi marcado por temperaturas extremamente elevadas em praticamente todo o Estado, com registros que confirmam uma onda de calor em pleno inverno. No domingo (18), a cidade de Pedro Gomes atingiu a marca impressionante de 41,2°C, a mais alta do Estado até o momento no ano de 2024, enquanto Chapadão do Sul registrou uma umidade relativa do ar de apenas 9%, um dos índices mais baixos observados, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

“No fim de semana anterior, haviam sido registradas as menores temperaturas em Mato Grosso do Sul no ano de 2024, com 0,1°C em Rio Brilhante no dia 10 de agosto e -0,2°C, no município de Iguatemi, no dia 11 de agosto”, lembra o meteorologista do Cemtec, Vinícius Sperling.

Essas condições meteorológicas extremas, caracterizadas por calor intenso e ar extremamente seco, aumentam significativamente o risco de incêndios florestais em toda a região. A população é fortemente aconselhada a evitar o uso de fogo em vegetação ou outros materiais inflamáveis, uma vez que as condições são altamente propícias para a propagação rápida de chamas.

A previsão para a semana de 19 a 22 de agosto de 2024 indica a continuidade desse clima árido. De acordo com o Cemtec, espera-se que as temperaturas permaneçam elevadas, oscilando entre 35°C e 41°C em diversas partes do estado, com umidade relativa do ar variando entre 8% e 20%. Essas condições são favorecidas pela atuação de uma massa de ar quente e seca, reforçada por um sistema de alta pressão atmosférica que mantém o tempo firme e com poucas nuvens.

Porém, uma mudança no clima é esperada para o final da semana. Entre a tarde de quinta-feira (22) e sexta-feira (23), uma frente fria deve avançar sobre o estado, trazendo um aumento na nebulosidade e queda significativa nas temperaturas, especialmente na metade sul de Mato Grosso do Sul. O frio mais intenso associado a essa frente fria deverá ser sentido entre os dias 25 e 26 de agosto, com temperaturas mínimas podendo cair para entre 5°C e 7°C, com possibilidade de valores ainda mais baixos em áreas pontuais.

Além da previsão de uma possível trégua no calor, as autoridades continuam a monitorar a situação de incêndios florestais e recomendam que a população adote medidas preventivas para minimizar os impactos da onda de calor na saúde e no meio ambiente. Manter-se hidratado, evitar atividades físicas intensas durante as horas mais quentes do dia e umidificar os ambientes são algumas das orientações para enfrentar essa semana de clima extremo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro