Oficina encerra edição do Estudo Municípios Canavieiros 2011 em Campo Grande/MS

30.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Diego Silva

O Estudo Municípios Canavieiros encerra sua segunda edição em Mato Grosso do Sul por meio de uma oficina que será em Campo Grande/MS. O curso está agendado para este sábado (1º) e será das 8 às 12 horas, na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. No Brasil, o programa atendeu professores e alunos de 1,6 mil escolas e suas respectivas comunidades. O trabalho é uma iniciativa do Projeto AGORA, principal ação de comunicação institucional integrada do agronegócio brasileiro, com a participação de 11 entidades e oito empresas.

Este ano, em Mato Grosso do Sul, os alunos e professores do 6º ou 7º ano, do Ensino Fundamental, das escolas públicas dos municípios de Rio Brilhante, Caarapó e Dourados foram contemplados com o programa. Além de Mato Grosso do Sul, as cidades localizadas na região Nordeste, em Alagoas, Pernambuco e Paraíba, também receberam as oficinas de formação de professores. São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná foram os outros estados contemplados pelo Projeto.

“É muito importante que as comunidades atendidas pelo projeto saibam como funciona a cadeia produtiva da cana e como ela contribui para o crescimento da cidade. Dessa forma, estamos enriquecendo o ensino dessas crianças, pois formamos os professores, levando conhecimento técnico de algo já presente em suas vidas”, avalia o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul - Biosul, Roberto Hollanda.

Hollanda explica ainda que os municípios selecionados para o Estudo Municípios Canavieiros são aqueles que tem em seu cotidiano um vínculo com a cadeia produtiva da cana. “São municípios que já usufruem do desenvolvimento dessa cadeia e, em alguns momentos, os moradores da cidade não percebem o que aquele setor agrega a vida de cada um”, comenta.

O material pedagógico do estudo é desenvolvido pela Editora Horizonte por meio de sua divisão educacional, e as atividades são implantadas em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais. Em 2011, o material didático foi renovado e atualizado, com a inclusão do tema Biotecnologia.

O material pedagógico é desenvolvido pela Editora Horizonte por meio de sua divisão educacional, e as atividades são implantadas em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais. Este ano, o material didático foi renovado e atualizado, com a inclusão do tema Biotecnologia, justamente para atender à demanda por informações sobre novas áreas do conhecimento que estão ligadas ao agronegócio, como foi detectado durante as oficinas de avaliação realizadas em 2010.

As escolas recebem dois kits educacionais, cada um composto por um Caderno do Professor, oito pôsteres e um CD Multimídia. O material também está disponível para download gratuito no site

a todos os interessados. Os professores que apresentarem trabalhos finais realizados com os alunos, tanto nas oficinas de encerramento quanto por meio do site, receberão um jogo educativo criado especialmente para a iniciativa, o “Quem é Quem no Mundo da Cana-de-Açúcar”, que ajuda a consolidar o conteúdo abordado em sala de aula de forma lúdica.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025