Massey Ferguson entrega primeira colheitadeira pelo ‘Mais Alimentos’ do Brasil
Pesquisadores de 17 unidades descentralizadas da Embrapa, além de representantes de universidades e de institutos de pesquisa, estarão na Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE), entre os dias 09 e 12 de novembro, para a oficina sobre gestão do Multilab Química de Produtos Naturais. A Embrapa Agroindústria Tropical é uma unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O Multilab Química de Produtos Naturais – primeiro laboratório multiusuário da Embrapa – está em fase de construção e já teve boa parte dos equipamentos adquiridos. O laboratório atenderá todas as unidades da Empresa que trabalham com química de produtos naturais, além de instituições de pesquisa parceiras.
Os equipamentos de alta performance possibilitarão o isolamento e a caracterização química de novos princípios ativos. “Será possível descobrir novos compostos ativos oriundos da biodiversidade brasileira”, salienta o pesquisador Flávio Pimentel, atual supervisor do laboratório.
O Multilab Química de Produtos Naturais contribuirá com a prospecção, produção e confirmação da autenticidade de matérias primas para obtenção de aromas, fragrâncias, biodefensivos, alimentos funcionais, fitoterápicos e outros produtos com propriedades bioativas.
Conforme Flávio Pimentel, a infraestrutura será útil a várias instituições de pesquisa que necessitem de análises mais complexas na área de química de produtos naturais. Ou seja, a idéia é compartilhar o uso dos equipamentos de alta performance com o maior número de instituições possível.
OFICINA - O evento contará com a participação de representantes de laboratórios nacionais multiusuários que falarão sobre as suas experiências na área de gestão, manutenção e financiamento.
Serão apresentados o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBIO) e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE). Haverá ainda apresentações sobre o trabalho desenvolvido com produtos naturais na Natura, no Núcleo de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Grupo Centro-Flora.
O ciclo de palestras será encerrado com exposição da Fundação Getúlio Vargas sobre gestão de pessoas. No dia 10, será realizada uma oficina de trabalho para discussão de aspectos como gestão, custeio, manutenção e normatização do uso de equipamentos do laboratório.
Verônica Freire
Embrapa
(85) 3391 7116
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura