Oferta, demanda e os impactos dos custos de fertilizantes na produção internacional do café

Um novo relatório da hEDGEpoint Global Markets mostra que o primeiro ajuste de oferta e demanda foi feito para a produção colombiana

08.07.2022 | 13:42 (UTC -3)
Bruno Cirillo
Um novo relatório da hEDGEpoint Global Markets mostra que o primeiro ajuste de oferta e demanda foi feito para a produção colombiana. - Foto: Wenderson Araujo/CNA
Um novo relatório da hEDGEpoint Global Markets mostra que o primeiro ajuste de oferta e demanda foi feito para a produção colombiana. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

Um novo relatório da hEDGEpoint Global Markets mostra que o primeiro ajuste de oferta e demanda foi feito para a produção colombiana, com base no fato de que a relação entre os preços locais do café e os custos locais de fertilizantes continua historicamente apertada. Ao longo da pandemia, enquanto os preços do café no país subiram 94%, os preços da ureia -- que é um insumo relevante tanto por si só quanto para a fabricação de outros fertilizantes - 228%.

Gráfico 1
Gráfico 1

Em 2020, os fertilizantes representavam cerca de um quarto dos custos de produção na Colômbia. A razão entre café e fertilizantes afeta as decisões de investimento e, por consequência, os rendimentos. A partir dessa avaliação, nossos números na Colômbia foram ajustados de 13,6 milhões de sacas para 13,2 milhões de sacas. Apesar da produção estar acima dos valores de 21/22, devido aos estoques iniciais mais baixos, a disponibilidade total para 22/23 permanece inalterada em relação à safra anterior.

Gráficos 2 e 3
Gráficos 2 e 3

Vietnã - disponibilidade total diminuiu 4%

Outro país que teria sido afetado por um relação apertada entre os preços do café e os custos dos fertilizantes é o Vietnã. Inicialmente, já se esperava uma queda na produção do país, passando de 32,77 milhões de sacas em 21/22 para 31,9 milhões de sacas. No entanto, os números atualizados da área e os preços locais desencadearam uma nova correção, para 31,7 milhões de sacas. Consequentemente, a disponibilidade total no Vietnã diminuiu 4%.

Gráficos 4 e 5
Gráficos 4 e 5

Honduras - queda na produção de 6,7 milhões para 6,3M de sacas

Em Honduras houve queda na produção de 6,7 milhões para 6,3 milhões de sacas. Esta correção deve-se a níveis pluviométricos abaixo da média registrados em 40% das pareas produtoras durante a florada e na fase de crescimento do chumbinho -- este período recebeu chuvas de 60% a 80% dos níveis normais, o que prejudica o crescimento da produção. Além disso, o IHCAFE relatou, em pequena escala, problemas com a broca em algumas fazendas -- o que exige atenção nos próximos meses.

Gráficos 6 e 7
Gráficos 6 e 7

“Nossos ajustes mensais da O&D global trouxeram uma perspectiva mais altista para 22/23. Ainda assim, é importante notar que os números de 22/23 para os países destacados neste relatório ainda podem mudar drasticamente, pois há dois meses-chave de desenvolvimento para Honduras e Vietnã e mais de seis meses para a Colômbia, já que a mitaca inicia o desenolvimento no segundo semestre do ano”, destaca o relatório.

Segundo a hEDGEpoint Global Markets, os fundamentos ainda são favoráveis, principalmente no médio prazo, mas o mercado vem respondendo fortemente aos movimentos na perspectiva macroeconômica. Com a inflação persistente e os Bancos Centrais tomando novas medidas, os preços das commodities como um todo ficam mais vulneráveis.

O relatório completo está disponível aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024