Produtores estão usando mais fertilizantes nesta safra, diz diretor do Mapa
Responsável por cerca de quarenta por centro da produção de grãos no Brasil, a soja é considerada uma das mais importantes culturas brasileiras, representando quase trinta por cento do mercado internacional e vinte por cento das exportações do agronegócio.
Sua importância é tão significativa que dados comprovam ser ela a responsável pelo desenvolvimento socioeconômico de vários municípios, onde seu cultivo desenvolve-se de forma mais intensa.
Para que mantenha níveis de produtividade e qualidade cada vez mais elevada, capazes de atender aos exigentes mercados estrangeiros, a espécie tem sido alvo de constantes estudos destinados à atualização do nível de conhecimento. Em Genética da soja: caracteres qualitativos e diversidade genética, publicação recém lançada pela Embrapa, estão reunidas informações relevantes sobre o tema, fruto de pesquisas nas áreas de germoplasma, herança morfológica da planta, reação a elementos nutritivos, compostos químicos da semente e da planta, proteínas e enzimas inseridas, entre outros aspectos.
Em 221 páginas de conteúdo, constam ainda as reações a insetos e pragas, a herbicidas, a doenças e a nematóides, fertilidade e esterilidade, Quantitative Traits Loci (QTLs) importantes para o melhoramento genético, etc.
A publicação, resultado da parceria editorial entre a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e a Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), pode ser adquirida por R$ 13,00 na página eletrônica
, pelo telefone +55 (61) 3448 4236, pelo fax +55 (61) 3448 2494 e pelo e-mail
. O atendimento da Livraria Embrapa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Embrapa Informação Tecnológica, localizada no Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) –Brasília/DF – CEP 70 770-901.
Kátia Marsicano
Embrapa Informação Tecnológica
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura