Obra de Carlos Roberto Michelini apresenta informações sobre legitimidade da propriedade rural

10.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Carolina Silveira

A questão fundiária é constantemente debatida entre os produtores rurais e muitas dúvidas ainda permeiam este tópico. Para auxiliar neste processo, o engenheiro agrimensor Carlos Roberto Michelini lançou, em Cuaibá/MT, a segunda edição de seu livro “Legitimidade da Propriedade Rural”. A obra abrange questões fundiárias e apresenta informações para auxiliar os profissionais na agrimensura legal e na legitimidade da propriedade rural, tanto para compra, como na garantia do imóvel rural.

Nesta edição, o livro é atualizado e revisado e traz informações sobre novas condições de prazo para regularização, cadastro com novas metas, averbação da reserva legal no cadastro e não mais na matrícula da propriedade, compensação de reserva legal com prazos base diferenciados e mais flexíveis. No que tange o meio ambiente, são apresentadas as temáticas do novo código florestal, georreferenciamento, com o decreto que determina novos prazos para as certificações da propriedade, transferências de propriedades, retificações de área e limites das propriedades.

Segundo o autor, o livro busca apresentar aos produtores um material de consulta de questões técnicas que envolvem a propriedade rural, com uma linguagem simples e direta. Os tópicos são abordados de forma didática e os capítulos são desenvolvidos em uma ordem que facilita a compreensão do assunto. Na primeira edição, o livro contou com o prefácio do ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que elogiou a linguagem e os temas abordados. Nesta segunda edição, o ex-ministro recomendou novamente a obra, por considerá-la “essencial para todos que lidam com a terra”.

O investimento é de R$ 45,00 e o livro pode ser adquirido pelo

ou em livrarias em Cuiabá e Rondonópolis. Pela compra online, as despesas de postagem já estão inclusas.

Mais informações sobre a obra podem ser obtidas

.

Carlos Roberto Michelini é de Adamantina/SP, engenheiro agrimensor formado pela FEAP de Pirassununga-SP e pós-graduado em Consultoria em Agronegócios e Gestão Empresarial. Há mais de 30 anos atua nas áreas de agronegócio, meio ambiente e questões fundiárias em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Atualmente Michelini trabalha em uma apostila para curso de avaliações e perícia de engenharia e para o próximo ele já planeja o término de outra obra voltada para a legitimidade, só que para a propriedade urbana.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025