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O grande desafio do Brasil é prover o mundo de alimentos, biocombustíveis e fibras com sustentabilidade. “Para o produtor, o principal desafio é a resiliência em um cenário de oportunidades”, disse o sócio-diretor da Cogo Inteligência em Agropecuária, Carlos Cogo, durante o Congresso da Andav 2022, que acontece até sexta-feira, dia 19 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento é uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários (Andav) e organizado pela Zest Eventos.
Em sua palestra, Cogo apontou algumas megatendências da agropecuária, como o aumento da digitalização, das compras online, gestão de risco e sustentabilidade. Quanto aos impactos, ele citou a fluência tecnológica do produtor, exigências em certificação, além do reforço do Brasil como provedor de alimentos para o mundo.
Ele falou também sobre o aumento da demanda por farelo de soja e milho, puxado pela evolução da produção de suínos e aves, refletindo em maior exigência em fertilizantes, assim como de defensivos, que seguiram o mesmo caminho. “O custo de produção aumentou em todo o mundo e muitos países vão optar pela redução de área”, disse o especialista que acenou com a acomodação dos preços agrícolas.
Na opinião do professor da Esalq/USP, Sérgio De Zen, os desafios para a agricultura brasileira são grandes, assim como as oportunidades. “A inflação de alimentos é mundial, e, nesse cenário, o Brasil precisa atrair investimentos de outros setores e capital internacional para crescer em um ritmo maior que a economia”, disse.
Segundo economista da XP Investimentos, Tatiana Nogueira, os índices de desenvolvimento estão subindo, juntamente com os juros, e o apelo monetário deve ser mais intenso nos próximos meses. “O impacto é sentido no câmbio, pressionado pelas questões externas, reflexo da pandemia e dos impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, mas há uma expectativa de normalização global. Até outubro, o quadro doméstico ainda é de muita volatilidade, por conta de questões fiscais e eleitorais”, ressaltou.
Já o analista de insumos da Rabobank, Bruno Fonseca, afirmou que o PIB do agro continua crescendo e tem se destacado nesse período de crise. “O setor deve entregar os resultados esperados, mesmo com cenário desfavorável, e ainda terá um bom poder de compra, garantindo boa margem e rentabilidade”, disse. Ele lembrou que o Brasil tem se mostrado, em números, bastante competitivos em comparação aos principais rivais, Estados Unidos e Argentina.
Na palestra “Construindo um Legado”, a ex-presidente da Dudalina e vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Sônia Hess, contou sua experiência profissional e ressaltou a importância de estimular a participação feminina em diversos setores, incluindo o agronegócio, para a construção de um país melhor. “Meu pai me deu a missão de ser a embaixadora da paz. Hoje estou feliz por estar doando o meu tempo para a causa das mulheres e crianças do Brasil”.
Fórum “Distribuição Veterinária” destacou planejamento, sucessão familiar e canais digitais
O Fórum “Distribuição Veterinária” trouxe aos participantes temas como planejamento, sucessão familiar e canais digitais. Segundo dados apresentados pela gerente de Desenvolvimento da Adagro, Priscila Favaretto, 90% das empresas brasileiras possuem perfil familiar, empregam 75% de trabalhadores e representam 65% do PIB. No entanto, 44% delas não têm perfil de plano de sucessão.
“Apenas 33% dessas empresas alcançam um bom resultado na sucessão da primeira para a segunda geração”, afirmou Priscila, que ressaltou a necessidade de as empresas estarem preparadas para a sucessão no atual momento, com a era digital e as grandes mudanças na forma das pessoas se relacionarem. “É preciso identificar talentos, pois selecionar um sucessor é tão importante quanto identificar o indivíduo certa para a contratação”, sintetizou.
O sócio-fundador da Markestrat, Matheus Cônsoli, reforçou a importância de se fazer um planejamento estratégico para a expansão de mercado e fortalecimento das marcas, em sua palestra “Como desenvolver e aplicar o planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo na sua empresa”, no Fórum “Distribuição Veterinária”.
Para ele, entre outros indicadores, as mudanças no perfil do produtor e a presença mais forte das mulheres no agro são indícios da evolução do setor, fortemente impactado pelas transformações digitais. “Diante de tudo isso, é preciso continuar buscando eficiência operacional”, ponderou.
Na palestra “Gestão Empresarial Digitalizada – Vendas Multicanais”, a CEO da Agroline, Luciana Ribeiro, afirmou que a entrada na área de e-commerce, vendendo suas soluções nos demais canais digitalizados, foi importante para a empresa ampliar sua participação de mercado. “Hoje, entendemos que ter planejamento é essencial”.
Segundo Luciana, um dos focos da companhia é a integração de vendas entre todos os canais existentes neste momento. “A estratégica Omnicanal traz a comunicação integrada para o cliente e, com isso, ele compra muito mais”, sentenciou.
O Congresso Andav 2022 tem a expectativa de receber um público de mais 5 mil pessoas, entre profissionais, palestrantes, expositores, congressistas e visitantes. Outra novidade é a realização da primeira edição presencial do Fórum “Distribuição Veterinária”, como parte do Congresso Andav 2022, que reunirá os principais temas de saúde e nutrição animal e trará empresas com foco em produtos, equipamentos e serviços para o setor. Na área de exposição, serão mais de 120 marcas nacionais e internacionais referências do setor, com diversos lançamentos e novidades para o mercado.
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