Integração das atividades agrícolas com apicultura e meliponicultura
Abelhas e atividade agrícola podem e devem conviver em equilíbrio, com benefícios mútuos
No mês de junho uma grande nuvem de gafanhotos se formou no Paraguai e avançou por outras áreas da América do Sul. Isso foi motivo de preocupação também para os brasileiros, principalmente para os agricultores do Sul do país, já que a praga se deslocou rapidamente pelo território Argentino, com risco real de alcançar o território brasileiro, o que poderia resultar na destruição de lavouras e pastagens. No entanto, a boa notícia foi que a chuva e o frio afastaram a nuvem de gafanhotos do Brasil naquele período.
Porém, com a mudança de clima dos últimos dias, a praga preocupa novamente os agricultores da Região Sul. Uma segunda nuvem de gafanhotos está se deslocando pela Argentina. Por enquanto, essa nuvem não traz grandes ameaças para o Brasil, mas é necessário monitorar, já que desta vez, as condições do tempo não são favoráveis para o afastamento dos gafanhotos.
O bloqueio atmosférico que está impedindo a entrada de instabilidades no Brasil, está mantendo o Sul do Brasil muito seco e quente. Os próximos dias da semana ainda serão marcados por estas condições do tempo. O tempo só deve começar a mudar a partir de quarta-feira na Região.
Segundo informações do agrometeorologista João Castro, da Climatempo, esses insetos, em sua maioria, gostam de calor e tempo seco. Portanto, os produtores rurais devem se manter atentos nos próximos dias.
Mais informações sobre o assunto: agroclima.climatempo.com.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura