Prometeon anuncia mais de R$ 60 milhões em investimentos
A primeira fase desta nova rodada de investimentos pela Prometeon será no Test Center Latam, novo Laboratório Indoor que está localizado dentro da fábrica de Santo André
A Nucoffee – plataforma de café da Syngenta – retorna mais uma vez ao palco das grandes feiras internacionais de cafeicultura e leva suas soluções e ofertas à Specialty Coffee Expo 2022, que está sendo realizada pela Specialty Coffee Association (SCA) até o dia 10 de abril, em Boston, Massachusetts (EUA). O evento é o mais relevante dos Estados Unidos para os profissionais e o mercado de cafés especiais.
De acordo com Matthias Koenig, Head de Especialidades da Cadeia de Valor Agrícola da Syngenta, a plataforma Nucoffee conecta a qualidade do café brasileiro com o mundo. “É com grande alegria que estamos participando mais um ano da maior feira de cafés especiais do mundo, reforçando o compromisso da plataforma Nucoffee de levar o melhor do café brasileiro com qualidade, histórias e inovação”, afirma Koenig.
Os visitantes da Specialty Coffee Expo 2022 têm acesso aos principais programas da Nucoffee – Artisans, Nutracêutico e Direct. A empresa preparou sessões de degustação de cafés especiais de importantes cafeicultores ligados à plataforma, além de amostras dos estoques, laudos e perfis de torra, de forma a incentivar a presença dos torrefadores em seu estande. Os interessados podem ter acesso à lista de oferta de cafés já disponíveis nos Estados Unidos por meio do preenchimento de formulário, tornando fácil o acesso a essa oferta e à captura de lead desse potencial cliente.
A Nucoffee também promove ações em parceria com a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) com uma sessão de cupping no estande da Associação no primeiro dia de evento.
Projeto inovador desenvolvido pela Nucoffee em parceria com a UFLA (Universidade Federal de Lavras), possibilita ao cafeicultor produzir um café autoral, com características únicas por meio da fermentação induzida a partir da atividade de microrganismos adicionados. Este tipo especial de café brasileiro oferece alta consistência no resultado, escalabilidade do produto e, principalmente, novos mercados com o máximo de controle da qualidade da nossa produção. Para os consumidores mais exigentes, Artisans é a possibilidade de acessar cafés com maior complexidade de perfil sensorial e segurança alimentar.
“De um lado da cadeia do café, temos a tecnologia para produção desses novos perfis sensoriais e, na ponta da demanda, o interesse confirmado. Por isso, o Nucoffee Artisans acelera a introdução dos cafés de fermentação controlada no mercado, demonstrando a capacidade de produção em maior número de fazendas brasileiras e conectando esses lotes produzidos aos torrefadores interessados”, comenta o Koenig.
Proveniente de uma parceria público-privada (PPP) também entre a Syngenta e a UFLA, o estudo aprimorou o perfil químico dos grãos, intensificando seu sabor e aumentando em até 40% as propriedades antioxidantes.
Obtida por meio de um processo inovador, que utiliza até 30% dos grãos verdes, a técnica aumenta a produtividade da colheita, bem como o índice de qualidade do grão de café. Isso significa que os cafés nutracêuticos reúnem na xícara um sabor incomparável, apresentando mais doçura, complexidade, acidez e corpo.
Esse aperfeiçoamento dos grãos, caracterizados como nutracêuticos – nutricional, funcional e também medicinal –, permite que os produtores ofereçam cafés com sabores que o consumidor ainda não experimentou, além de possibilitar a comercialização do produto em outros setores, como o farmacológico, de suplementos e, até mesmo, de cosméticos.
“A maturação desuniforme é um grande desafio para a qualidade hoje em dia e com esse programa, otimizamos a janela de colheita do café, aumentando o potencial de qualidade dos frutos. O projeto é uma inovação que permite produzir cafés especiais com elevada porcentagem de cafés imaturos, aproveitando os benefícios que esses grãos trazem à saúde devido à alta ação antioxidante”, afirma Koenig.
Entendendo a importância da cadeia que conecta produtores e torrefadores, a Nucoffee criou uma comercialização de cafés transparente por meio do programa Nucoffee Direct.
Com o intuito de estimular produtores de pequeno, médio e grande porte a melhorar a qualidade de seus cultivos na busca de um café sustentável que abra as portas para novos mercados e garanta ainda mais rentabilidade, o Nucoffee Direct reflete a evolução do trabalho da empresa junto ao produtor, oferecendo serviços personalizados de qualidade, sustentabilidade, logística e a real conexão com o mercado internacional.
Para o torrefador, é possível customizar suas demandas para melhor aplicação do seu negócio, garantindo fornecimento de cafés com alta qualidade sustentável, sendo assim a melhor alternativa para compra direta dos cafés do produtor brasileiro.
Maior evento de café da América do Norte, a Specialty Coffee Expo concentra todas as inovações da indústria do café. Empresas e representantes da cadeia do café do mundo todo se reúnem nesse evento exibindo suas inovações e novas tecnologias. Com expectativa de receber um público de 10 mil pessoas, a feira reúne torrefadores, baristas, produtores, profissionais de toda cadeia do café, incluindo mais de 400 expositores.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura